O Pad Kra Pao é um refogado tailandês feito com carne moída, alho, pimenta, um molho suculento e claro o manjericão sagrado tailandês, que é a estrela da receita. Ele é um dos pratos de rua mais populares da Tailândia e também está sempre presente nas refeições diárias das famílias tailandesas, normalmente ele é servido com arroz e ovo frito.
A carne mais utilizada para o Pad Kra Pao é a carne de porco moída, mas existem variações do prato com carne de boi, frango, frutos do mar e até tofu e cogumelos.

Por ser um refogado com carne, você deve estar se perguntando, por que o manjericão sagrado tailandês é a estrela da receita, certo? E eu te respondo, porque ele dá o sabor final ao prato, sem ele é só mais uma carne refogada.
Além disso o próprio nome ‘Pad Kra Pao’ já diz tudo, em português sua tradução literal é manjericão sagrado refogado (ผัดกะเพรา), onde Pad significa refogado e Kra Pao manjericão sagrado.
Algumas pessoas chegam a trocar o tipo de manjericão por um mais doce, por ser mais fácil de encontrar, mas lá na Tailândia isso é considerado como um prato totalmente diferente, chamado de ‘Pad Horapa‘. Para nós aqui do Brasil, com certeza não encontraremos tão fácil o tal manjericão sagrado, e o que mais se assemelha a ele é o manjericão italiano que tem as mesmas notas de picância e sabor.
Agora uma curiosidade para os blzeiros de plantão, em “This Love Doesn’t Have Long Beans” o nosso Chef Oab (Sailub) tem um restaurante especializado em pratos com o Pad Kra Pao, junto com o nosso Plawan (Pon) que é um entusiasta do prato e que já provou milhares de variações desse delicioso refogado. Na série também mostra como é o manjericão sagrado tailandês, nos episódios finais nosso casal protagonista tem um momento em meio a preciosa plantação do chef.
Enfim, essa foi mais uma coluna sobre a culinária tailandesa, hoje não tenho indicação de restaurante pra vocês, nenhum que eu visitei até hoje prepara o Pad Kra Pao, então espero que tenham gostado de saber um pouco mais e venham se aventurar na cozinha e preparar essa explosão de sabores!!

Ingredientes:
- 6 dentes de alho
- 3 pimentas dedo de moça, sem semente
- 3 pimentas dedo de moça, sem semente cortadas em fatias finas
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 500 gr de carne moída de porco
- 1 colher de sopa + 2 colheres de chá de molho de peixe
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de sopa de molho de soja escuro agridoce (receita a seguir)
- ½ xícara de água
- 1 ¼ xícara de folhas de manjericão italiano
- Arroz oriental cozido para servir
- 3 ovos (1 por pessoa)
Modo de preparo do molho agridoce
- Em fogo médio/alto coloque em uma panela 1 xícara de molho de soja, 1 1/4 xícara de mascavo, 1 colher de sopa de melaço, 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio, dois pedaços de gengibre fresco, descascado e cortado em quatro, 2 anis estrelados inteiros e 2 cravos inteiros;
- Após dissolver todo o açúcar deixe o molho reduzir um pouco, depois é só retirar os ingredientes sólidos e está pronto;
- Reservar na geladeira.
Modo de preparo Pad Kra Pao
- Em um pilão soque 6 dentes de alho, 3 pimentas, e duas colheres de chá de molho de peixe até formar uma pasta;
- Em uma wok em fogo médio-alto, adicione o azeite, a pasta e as 3 pimentas fatiadas, frite por 3 minutos;
- Aumente o fogo para alto e adicione a carne de porco moída, deixando-a ficar bem seca;
- Adicione o molho agridoce, o molho de peixe e o molho de soja;
- Refogue por mais um minuto e deglaceie a panela com a água. Como a panela está em fogo alto, o líquido deve evaporar rapidamente;
- Adicione o manjericão e refogue até murchar;
- Sirva com arroz e um ovo frito.








Compartilhe sua opinião!