Som Tam, o sabor autêntico da Tailândia

A Salada de Mamão Verde é uma receita originária do Laos, conhecida como Tam Som ou Tam Mak Hoong. É um prato que mistura muitos sabores e texturas, é salgado, picante, azedo e levemente doce que possui um grande significado cultural no Laos.

Na Tailândia a salada foi introduzida por Isan, e chamada de Som Tam (ส้มตำ), sendo som (ส้ม, “azedo”) e tam (ตำ, “batido”), ou seja “azedo batido”, fazendo referência ao sabor predominante da salada, o limão e também a forma de como ela é preparada, misturando e triturando os ingredientes com um pilão.

A versão tailandesa combina ingredientes como mamão verde ralado, amendoim, tomate, vagem verde, pimenta, alho, limão, e açúcar de palma, agradando muito o paladar da população ela logo se espalhou por todo o país e se tornou um dos pratos mais amados.

Além de Laos e Tailândia o Som Tam também ficou popular em todo o sudeste da Ásia, incluindo Camboja, Mianmar e Vietnã. A variação tailandesa de Som Tam da salada de mamão verde foi listada na posição 46 da lista dos 50 alimentos mais deliciosos do mundo compilados pela CNN em 2011 e 2018.

Na Tailândia, há muitas variações da salada de mamão, e um tipo muito popular é o Som Tum Pla Ra ou Som Tum Lao, a primeira tem esse nome porque usa pla ra, um tipo de peixe fermentado usado no Laos, comparado à salada de mamão no estilo tailandês, o som tum pla ra não usa camarão seco, amendoim e tende a ser menos doce. Outras variações que você pode encontrar também são: Som Tam Pu, com caranguejo salgado ou em conserva, Som Tam Pu Pla Ra, com caranguejo e peixe fermentado e o Som Tam Khorat, com molho de peixe fermentado. 

Tradicionalmente, a variedade local de salada de mamão verde nas ruas de Bangkok é muito picante devido à adição de um punhado de pimenta malagueta picada. No entanto, com a crescente popularidade entre os turistas, agora ela costuma ser servida menos picante do que costumava ser no passado e em restaurantes aqui do Brasil eles costumam servir a pimenta separadamente. 

E pra você que quer provar essa delicia tailandesa, eu recomento o restaurante Khaosoi Thaifood na rua Barão de Iguape, 165 no bairro Liberdade em São Paulo, é um restaurante pequeno, mas a comida é fabulosa e o atendimento maravilhoso, vale muito a pena a visita!! E se você quer se aventurar na cozinha, segue a receita aprimorada por mim!

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho pequenos 
  • 2 a 3 pimentas malaguetas, sem talo (opcional)
  • 1 colher de sopa de camarão seco (opcional)
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado sem sal
  • 1 colher de sopa mais 2 colheres de chá de açúcar de palma amolecido, pode ser substituído pela mesma quantidade de açúcar mascavo.
  • 6 tomates cereja cortados ao meio
  • 2 feijões longos cortados em 5cm, podem ser substituídos por 4 vagens frescas cortadas ao meio.
  • suco de 2 limões
  • 2 colheres de sopa de molho de peixe
  • 2 xícaras de mamão verde ralado
  • 1 cenoura ralada
  •  Arroz glutinoso cozido para acompanhar

Modo de Preparo:

  1. Em um pilão ou tigela funda, misture o alho e as pimentas (se desejar) e bata com um socador de madeira até que estejam levemente desfeitos, por cerca de 30 segundos. Adicione o camarão seco (se desejar) e 1 colher de sopa de amendoim e bata por mais 30 segundos, até que estejam levemente desfeitos, tomando cuidado para não bater demais e formar uma pasta de amendoim.
  2. Adicione o açúcar de palma ou o açúcar mascavo e continue a bater levemente, fazendo movimentos circulares, aplicando uma leve pressão para ajudar a dissolver o açúcar. Adicione as vagens cortadas e bata até que estejam levemente desmanchadas, por 15 segundos. Adicione os tomates e bata delicadamente até que liberem o suco, por cerca de 15 segundos.
  3. Adicione o suco de limão e o molho de peixe e mexa com um pilão em movimentos circulares até que estejam bem misturados e o açúcar esteja completamente dissolvido. Adicione o mamão verde e a cenoura ralados ou cortados de uma forma longa e fina, com uma colher mexa todos os ingredientes até que estejam bem misturados e o mamão verde comece a absorver o molho. Tome cuidado para não bater demais o mamão verde, pois ele perderá a textura crocante.
  4. Transfira a salada para um prato e adicione a colher de sopa restante do amendoim por cima e sirva imediatamente com arroz glutinoso.

Compartilhe sua opinião!