Escrito por Thais Mazon
Arroz glutinoso com manga, ou sobremesa dos deuses, como eu gosto de chamar (rsrs), é uma deliciosa sobremesa tradicional tailandesa clássica. Em tailandês é chamado de kao niew mamuang (ข้าวเหนียวมะม่วง) onde kao niew significa arroz glutinoso e mamuang significa manga.
A primeira parte da sobremesa é feita de arroz glutinoso branco de grãos longos, cozido no vapor e macerado em uma calda de coco doce/salgada. O arroz pode ser feito na cor tradicional, branca, ou colorido com várias outras cores a partir de corantes alimentícios na primeira etapa do preparo onde ele fica de molho antes de ser cozido.
Após essa etapa ele é coberto com um creme de coco doce/salgado e feijão-mungo crocante, que pode ser substituído por gergelim branco ou preto torrado.

A parte de manga da sobremesa é simplesmente manga fresca! Mas é claro que você precisa do tipo certo de manga para que esta sobremesa funcione, pois as variedades são muito diferentes. Aqui no Brasil a manga que mais se aproxima da usada na Tailândia é a qualidade Palmer, pois tem menos fibras e é mais doce.
Na Tailândia, você encontra o arroz glutinoso com manga em praticamente qualquer lugar, pois é popular entre tailandeses e estrangeiros. Mas, aqui no Brasil pouquíssimos restaurantes servem essa deliciosa sobremesa, em São Paulo, na Liberdade, temos o restaurante Thai Chef (Rua Thomaz Gonzaga, 45D) e o Thai E-San (Rua Barão de Iguape, 373), onde vocês podem prová-la.


Mas se você está pensando em viajar para a Tailândia e tem a oportunidade de experimentar esse prato direto da fonte, embora ele esteja disponível o ano todo, a melhor época para comê-lo é durante a temporada de manga, que ocorre no verão tailandês, entre os meses de março e maio.
E pra você, que é como eu, e adora se desafiar na cozinha a sempre preparar pratos diferentes, segue a receita dessa maravilha tailandesa para reproduzi-la no conforto da sua casa!
Ingredientes:
- 200gr de arroz glutinoso
- 400 ml de leite de coco
- 100gr de açúcar
- Sal a gosto
- 2 col. de chá de amido de milho
- 2 mangas Palmer fatiadas
- Feijão-mungo crocante ou gergelim
Modo de Preparo:
1 – Lave o arroz glutinoso de 4 a 5 vezes até que a água saia quase transparente. Em seguida, deixe-o de molho em bastante água em temperatura ambiente por pelo menos 4 horas ou durante toda a noite.
2 – Escorra o arroz e cozinhe ele no vapor. Leve ao fogo alto, deixe a água ferver, tampe e cozinhe até o arroz ficar macio, cerca de 20 minutos.
3 – Enquanto isso, em uma panela pequena, leve metade do leite de coco para ferver em fogo médio, mexendo sempre. Adicione 50gr de açúcar e uma pitada generosa de sal até dissolver. O leite de coco deve ter um sabor salgado-doce.
4 – Transfira o arroz cozido para uma tigela grande resistente ao calor e despeje a mistura de leite de coco por cima. Misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até que o líquido seja absorvido, cerca de 20 minutos.
5 – Enquanto isso, limpe a panela e adicione o restante do leite de coco. Leve para ferver em fogo médio, mexendo sempre. Em uma tigela pequena, misture o amido de milho com 4 colheres de chá de leite de coco quente e mexa até formar uma pasta. Misture o amido de milho com o leite de coco e cozinhe em fogo baixo até engrossar, cerca de 3 minutos. Adicione 50gr de açúcar restantes e uma pitada generosa de sal, misture tudo até dissolver. Mantenha o creme de coco aquecido.
6 – Na hora de servir, coloque o arroz de coco em pratos e disponha fatias de manga ao lado. Regue o arroz com o creme de coco morno e decore com sementes de feijão-mungo crocante ou com gergelim torrado. Depois é só servir!

Já experimentou esse prato tradicional? Se não, essa é uma boa oportunidade pra tentar fazer você mesmo e se deliciar!








Compartilhe sua opinião!