Escrito por Eli e Gabs
Na era das redes sociais, a conexão entre artista e fã nunca foi tão próxima, e ao mesmo tempo, tão delicada. Nos últimos meses, um número crescente de artistas tem se posicionado contra comentários agressivos e invasivos que vêm recebendo nas redes sociais.
Atores como Noeul, da Me Mind Y, e Joong Archen, da GMMTV, expressaram publicamente o desconforto com o volume de comentários maldosos e que ultrapassam o campo da opinião e tocam em aspectos pessoais de suas vidas.
Os alvos dessas mensagens não são apenas suas escolhas profissionais, mas também interações sociais, como quando Fort pediu para que parassem de assediar seus amigos próximos, e comportamentos considerados “inadequados” (mesmo que não sejam) por parte desses fãs.

O tom de muitas dessas mensagens podem soar como supostos conselhos, sugestões ou demonstrações de preocupação, mas muitas também são somente palavras agressivas e xingamentos diretos, contra os artistas ou pessoas próximas à eles.

Fiz uma cirurgia no nariz para corrigir narinas desiguais, principalmente por causa das minhas alergias malucas (sim, das mais graves 😅).
Faz só 14 dias e ainda não está totalmente curado. O médico disse que pode levar semanas ou até meses para se resolver.Ainda preciso trabalhar, então não se preocupem muito. Estou estressado… não vou mentir. Ainda estou me acostumando.
Ah, e não tem nada de estranho no meu nariz, nem cartilagem da orelha ou das costelas, nem implantes. Só ajustei a estrutura nasal mesmo.
É por isso que está inchando tanto 😂Desejem-me uma boa recuperação, por favor🫶🏼💛
Tradução da mensagem de Joong em seu canal de transmissão no Instagram, feito pela fanbase Portal JoongDunk BR.
Esse tipo de comentários que tentam “corrigir” atitudes, limitar com quem o artista pode se relacionar ou até exigir explicações sobre decisões tomadas fora das câmeras não passam de críticas veladas e comentários de ódio disfarçados de preocupação com seu artista favorito.
Além disso, também há casos em que os “fãs” inventam notícias falsas com a desculpa de ser apenas “meme” ou brincadeiras sem más intenções. O mais recente aconteceu também com Joong, onde se utilizaram de um “meme” para insinuar que o artista apoia causas homofóbicas, o que resultou numa mensagem do ator questionando se deveria tomar uma atitude legal, com a GMMTV emitindo um comunicado pedindo para que parassem com esse tipo de comportamento logo na sequência.


Não se trata apenas de desconforto momentâneo, mas de cansaço emocional, perda de motivação e, em alguns casos, impacto direto na imagem profissional e na saúde mental dos artistas.
Com isso, algumas empresas começaram a se manifestar, emitindo notas de apoio aos seus artistas e sinalizando que estão monitorando comentários e postagens públicas com mais atenção. Em casos mais graves, estão sendo adotadas medidas legais contra ataques repetidos, como aconteceu com a Domundi informando que tomaria ações legais contra os ataques sofridos por seus artistas JJ Radchapon, Zee Pruk e Thomas Teetut.
Outro exemplo recente foi o posicionamento firme da Idol Factory, agência responsável por Freen Sarocha, após a artista sofrer assédio físico no final de maio. A empresa publicou um comunicado oficial condenando o comportamento do indivíduo e reforçando que tomou medidas legais junto à justiça para proteger sua artista.

A indústria BL e GL tailandês vive uma fase de expansão global, muito graças ao apoio dos fãs, mas isso não significa que não se deva ter mais respeito, maturidade emocional e consciência coletiva sobre os comportamentos de fãs. A relação entre artistas e público precisa ser de carinho, amor e apoio, e não de cobranças, ameaças ou hate.
Quando os artistas compartilham seu incômodo com essas situações, além das ações das próprias empresas que administram os artistas, não é apenas um desabafo: é um pedido por respeito e ignorar essas falas é perpetuar uma relação desigual, onde o artista deixa de ser uma pessoa para só poder existir dentro do que o público aprova.
E os fãs precisam reconhecer que os limites impostos, tanto pelos artistas quanto pelas empresas, também são um gesto de amor e cuidado para com todos os envolvidos. Além de ser uma forma de garantir que a indústria continue tratando com respeito, segurança e humanidade os artistas que tanto amamos.








Compartilhe sua opinião!