Festival da Ponte do Rio Kwai: história, festa e solidariedade em Kanchanaburi

O Festival da Ponte do Rio Kwai e a Feira da Cruz Vermelha é uma celebração anual realizada em Kanchanaburi, na região Oeste da Tailândia, que combina história, cultura e beneficência, e que em 2024 aconteceu entre os dias 28 de Novembro e 08 de Dezembro.

Este evento, como o próprio nome diz, acontece ao redor da Ponte do Rio Kwai, um marco histórico da Segunda Guerra Mundial que simboliza os sacrifícios e consequências do conflito.

Com atrações que incluem shows de fogos de artifícios, desfiles culturais e uma feira beneficente organizada pela Cruz Vermelha Tailandesa, o festival atrai visitantes em busca de aprender, celebrar e contribuir.

Ponte do Rio Kwai durante Festival.

Uma experiência histórica e cultural

A Ponte do Rio Kwai faz parte da “Ferrovia da Morte”, que ligava a Tailândia à Myanmar, e que foi construída durante a Segunda Guerra Mundial sob a gestão do exército Japonês, em condições desumanas e de forma forçada por prisioneiros de guerra.

Este festival foi celebrado pela primeira vez em 1980 em homenagem aos soldados tailandeses que ajudaram a resgatar prisioneiros da Segunda Guerra Mundial e às pessoas que morreram durante a construção da ponte, mantendo vivas suas memórias de esforço e coragem.

No evento, acontecem apresentações de luz e som que recriam a história da construção da ponte e os desafios enfrentados por aqueles que trabalharam nela, o que educa e informa sobre a importância de aprender com o passado.

Além do tributo histórico, o festival é uma experiência sobre a rica cultura de Kanchanaburi e do oeste da Tailândia. Desfiles, danças tradicionais e exposições artísticas destacam as tradições locais, enquanto atividades culturais e históricas convidam os visitantes a se envolverem mais profundamente com a herança da região.

Mas são os shows de fogos de artíficio, luzes e sons que são o ponto alto do festival, e que utilizam de tecnologia para criar uma experiência visualmente impactante que transporta os espectadores para os dias da Segunda Guerra Mundial.

Também uma parte essencial do evento, a Feira da Cruz Vermelha Tailandesa complementa as atividades culturais com um propósito humanitário. Os fundos arrecadados durante o festival são destinados a apoiar projetos sociais e de saúde da Cruz Vermelha, promovendo o espírito de solidariedade e generosidade entre os participantes.

Festival da Ponte do Rio Kwai. Fonte: Chow Traveller.

A feira oferece barracas com comidas tradicionais, artesanatos locais, jogos e produtos diversos. É uma oportunidade para interagir com a comunidade local e apoiar iniciativas beneficentes enquanto desfruta de uma atmosfera festiva.

O Festival da Ponte do Rio Kwai e a Feira da Cruz Vermelha oferecem uma experiência única, conectando história, cultura e solidariedade, e também é possível visitar museus locais, como o Museu da Guerra JEATH e o Museu da Ferrovia da Morte, para enriquecer a compreensão sobre a história da região.

Museu Ferroviário da Morte. Fonte: Chow Traveller.

A história da construção da Ponte do Rio Kwai também serviu como inspiração para um livro de 1952, escrito por Pierre Boulle, e para um filme de 1957, “A Ponde do Rio Kwai”, dirigido por David Lean e ganhador de 7 categorias do Oscar de 1957.

Participar desse festival não é apenas uma celebração, mas uma jornada cultural e solidária que cria memórias inesquecíveis.


Fontes: Thailand Festival, Nation Thailand, O Que Visitar Onde Viajar, A Mochila e o Mundo.

Escrito por Elisa Maria

Compartilhe sua opinião!