O mês de Dezembro já começa na Tailândia com uma comemoração especial: o Dia dos Pais, celebrado no dia 5 de dezembro.
E essa data não foi escolhida de forma aleatória, ela é uma homenagem ao dia de nascimento do Rei Bhumibol Adulyadej (Rama IX e que faleceu em 2016), considerado como o “Pai da Nação”.

Mas nem sempre o Dia dos Pais na Tailândia foi comemorado em 05 de Dezembro, e essa celebração já passou por algumas mudanças de datas:
- Em 1910 foi determinado o dia 19 de Junho como o feriado do Dia dos Pais;
- Em 1932 a data foi alterada para 24 de Junho, para comemorar a alteração de uma monarquia absolutista para uma monarquia constitucional;
- Em 1960 foi alterada novamente, desta vez para a atual, 05 de Dezembro, em comemoração ao aniversário do rei, Rama IX Bhumibol e quando foi decretado feriado nacional.

Nesse dia especial, os tailandeses homenageiam suas figuras paternas com guirlandas de flores ou uma flor de canna (dok phuttha raksa), visitam templos com seus familiares e participam de cerimônias de méritos. E as escolas, empresas e comunidades também organizam eventos e atividades para celebrar a data, como desfiles, concursos e apresentações culturais.
O dia também é marcado pelo amarelo, cor que representa a segunda-feira, o dia da semana do nascimento do Rei. As ruas são decoradas com enfeites amarelos, e as pessoas utilizam roupas e acessórios com essa cor como homenagem ao Rei.

O Dia dos Pais na Tailândia é mais do que um feriado ou uma comemoração familiar, é a representação do respeito e gratidão tanto pelas figuras paternas quanto pelo o que o rei Bhumibol Adulyadej representava para a população. É um lembrete dos valores tradicionais tailandeses, como a importância da família, da honra aos ancestrais e do respeito às autoridades.
Fontes: National Today, CPSC, Thailand Now, Learn Thai with Mod








Compartilhe sua opinião!