Phuket é um dos destinos paradisíacos mais famosos do mundo, sendo uma ilha ao sul da Tailândia repleta de paisagens inesquecíveis e um povo acolhedor, mas que tem um ponto que a diferencia de todos os outros destinos do tipo no mundo: sua cultura pulsante – repleta de festivais, celebrações e muita fé vinda dos moradores locais.
Hoje, vamos conhecer um pouco do Thetsakan Kinche, mais conhecido como Festival Vegetariano de Phuket, que pelo nome pode até soar como uma grande feirinha de comidas vegetarianas, mas na verdade é um dos festivais mais importantes – e intensos – do ano na Tailândia.

Phuket e a imigração chinesa
Phuket é uma província especial quando se fala de imigração chinesa. Apesar dos imigrantes e descendentes chineses estarem presentes em toda Tailândia, em Phuket essa presença é especialmente marcante e visível tanto na arquitetura sino-portuguesa, quanto nos costumes, religião e cultura.
Com uma imigração que iniciou no século XIX por conta da exploração de estanho na ilha, os chineses pouco a pouco se inseriram na cultura tailandesa, assim como inseriram sua própria cultura e crenças budistas e taoístas entre os nativos, fazendo com que essa província ficasse ainda mais rica em cultura, oferecendo aos moradores e visitantes muito mais do que só lindas praias.

Festival Vegetariano de Phuket: fé, comida e cultura pulsantes
A história do festival conta que, durante um período de enfermidades, trabalhadores chineses decidiram realizar um regime vegetariano e de práticas religiosas estritas buscando homenagear os Deuses Imperadores Celestiais, que os agraciaram com a cura das doenças.
A partir de então, o Festival Vegetariano de Phuket passou a ser celebrado sempre no nono mês lunar do calendário chinês, normalmente entre setembro e outubro, e que este ano aconteceu entre os dias 02 e 11 de Outubro.
O festival é hoje um dos maiores e mais auspiciosos do ano todo na Tailândia.

Durante os nove dias do festival, é possível encontrar em toda a ilha diversas barraquinhas de comida vegetariana de todos os tipos, especialmente pratos tradicionais tailandeses em versões livres de produtos de origem animal, preparados com tofu e soja, mas não só isso: as ruas são enfeitadas de bandeiras amarelas com caracteres chineses impressos em vermelho, ficando repletas de pessoas vestindo branco, com celebrações de fé dos moradores locais fazendo oferenda nos templos, procissões e celebrações culturais diversas trazendo a ilha uma atmofera vibrante e intensa.

Além da comida, o festival é muito famoso por suas práticas “extremas” de autoflagelação e demonstrações de resistência física realizada pelos chamados “médiums”, ou Mah Songs, que acreditando estarem possuídos pelos deuses, perfuram seus corpos com objetos afiados, como facas e variados tipos de piercings, caminham sobre brasas e escalam escadas de lâminas.
Essas práticas, segundo a crença, trazem paz e proteção espiritual para a comunidade, onde os Mah Songs tem os corpos protegidos pelos deuses.
ATENÇÃO: a galeria a seguir contém imagens fortes das práticas realizadas pelos Mah Songs. Tenha cuidado se você tem sensibilidade com objetos perfurantes! Caso não queira ver, só continuar lendo o texto abaixo.
Além das práticas de autoflagelação e perfuração corporal, diversas procissões acontecem durante o festival, onde os Mah Songs desfilam pelas ruas realizando rituais de autoflagelação, onde são acompanhados por músicas tradicionais, fogos de artifício, foguetes e muita vibração dos moradores.



Durante os nove dias do festival, os moradores tailandeses-chineses seguem dez principios que regem o seu comportamento e que trazem saúde e boa sorte a toda a comunidade, sendo eles:
- Usar roupas brancas durante todo o festival;
- Não comer carne ou produtos de origem animal (leite, ovos, etc.)
- Manter o corpo limpo;
- Não consumir álcool;
- Não mentir, trapacear ou roubar;
- Não realizar nenhuma atividade sexual durante o festival;
- Não consumir alimentos com cheiro forte (alho, cebola e outros condimentos);
- Manter e lavar os utensílios de cozinha separadamente daqueles usados no evento;
- Pessoas de luto não devem participar do festival;
- Mulheres menstruadas ou grávidas não devem participar do festival.

Assim, muito mais do que só comida, o Festival Vegetariano de Phuket é uma amostra daquilo que a Tailândia é cheia: cultura, fé, festividades e tradições fascinantes.
Esperamos que você tenha gostado de navegar brevemente por esse festival tão especial!
Fontes: Hoteis.com – Phuket101 – National Geographic
Escrito por Fernanda Ventura
















Compartilhe sua opinião!