A Tailândia é um país rico em cultura e muito religioso, sendo inclusive o país mais budista do mundo: cerca de 95% da sua população é budista. Assim, existem muitos feriados e marcos religiosos importantes que ocorrem ao longo do ano. Hoje, conheceremos mais um deles: o festival Wan Awk Phansa.

O fim do retiro budista
O Wan Awk Phansa é o festival que celebra, conforme a crença budista, o dia em que Buda retorna a terra após um período de três meses chamado Vassa, onde ele subiu aos céus para visitar sua mãe. Esse é um feriado nacional que se repete sempre no primeiro dia de lua cheia do décimo primeiro ciclo lunar do ano, geralmente no mês de outubro.

O período Vassa se inicia no início da estação das monções, três meses antes, e é uma espécie de “quaresma” ou retiro, onde os monges se abstém do consumo de carne, bebidas alcoolicas e uso do cigarro, se isolam nos templos e passam por um período intenso de estudo e meditação.
Esse período termina junto da estação anual de chuvas e, então, diversas celebrações enchem os templos de fiéis budistas que comemoram e prestam seus méritos aos monges.

As celebrações do Wan Awk Phansa se espalham pelo país e são marcadas principalmente pelo costume dos tailandeses de visitarem os templos de seus locais de nascimento, levando méritos aos monges, além de carregarem também velas, flores de lótus e incensos.
Outras celebrações também são realizadas no restante do país, sendo as mais conhecidas realizadas nas províncias do norte. Hoje, vamos conhecer as celebrações das províncias de Mae Hong Son e Nakhon Phanom.
Festival Chong Para, em Mae Hong Son
Na província nortista Mae Hong Son, a celebração principal do Wan Awk Phansa é chamada Chong Para, um festival colorido que celebra o retorno de Buda dos céus.
Nessa celebração, os moradores locais constroem torres de madeira conhecidas como chong, desfilando com elas pelas ruas da comunidade em direção ao templo local para saldar a descida de Buda a Terra.
No dia da celebração da lua cheia, os moradores se reúnem para grandes celebrações onde há muita comida, dança e socialização para celebrar esse dia importante.

Procissão do Barco Iluminado, em Nakhon Phanom
Em outra província do norte, Nakhon Phanom, o dia do Wan Awk Phansa é marcado pela chamada “Procissão do Barco Iluminado” ou Lai Reua Fai, onde o costume é de colocar barcos iluminados e decorados com tochas de fogo, luzes, incensos e flores de lótus para flutuar em um rio local, com o objetivo de saldar Buda em sua descida dos céus.
Com os anos, as construções que são colocadas nos rios ficam cada vez mais impressionantes, iluminadas e envoltas pela fé do povo tailandês nessa celebração especial.
Com o Wan Awk Phansa desse ano se aproximando, desejamos um bom festival a todos os tailandeses e esperamos que você tenha gostado de conhecer mais um pouquinho sobre mais uma celebração cultural especial do nosso país asiático favorito!
Fontes: Thailandee, FanClubThailand, KohSamui
Escrito por Fernanda Ventura











Compartilhe sua opinião!