Além das cores: Conheça a história da Bandeira Tailandesa

Se tem um símbolo que é comum para nós fãs de BLs tailandeses, esse é a bandeira nacional da Tailândia.

Seja hasteada na frente da escola de ‘My School President’, na proa do iate da família do Kla em ‘Live in Love’ ou nas ruas durante os passeios do Day e Mhok em ‘Last Twilight’, nós vemos essa bandeira para todo lado nas produções tailandesas.

Isso não é sem motivo: a Tailândia é um país bastante patriota e valoriza a sua bandeira a tal ponto que o dia em que foi instituída é considerado feriado nacional, celebrado anualmente em 28 de setembro.

Aproveitando que essa data acabou de acontecer, que tal passear um pouquinho pela história e celebração dessa bandeira?

Bandeira hasteada em templo. Thaizer

Uma breve história…

Antes da bandeira ser como a conhecemos e vemos nos BLs de hoje, ela passou por diversas modificações.

Inicialmente, durante o Período Ayutthaya, a bandeira foi totalmente vermelha, depois em em 1782 foi incluído o símbolo de um chakra branco (a arma usada pelo deus hindu Vishnu) e utilizada até 1817, ano em que foi modificada novamente e um elefante branco foi adicionado junto ao chakra.

Em 1855 passou a ter somente um elefante adornado e então foi modificada mais uma vez em 1916, passando a ter três listras vermelhas intercaladas com duas listras brancas, onde o vermelho representa o sangue derramado pelo povo tailandês na tentativa de manter sua independência e o branco representa a pureza e o budismo.

Por fim, em 1917 o Rei Vajiravudh (Rama VI) decidiu substituir a faixa vermelha central por uma faixa azul escura, e assim chegamos a sua configuração atual.. Chamada de Thong Trairong ou Trairanga, que significa bandeira tricolor, é considerada uma das bandeiras mais antigas do mundo.

Há algumas teorias do motivo do Rei ter escolhido a cor azul:

  • Para representar a Monarquia Tailandesa;
  • Para representar solidariedade aos países Aliados durante a Primeira Guerra Mundial, que tinham a mesma cor em suas bandeiras;
  • E também para representar o dia de nascimento do Rei, pois na Tailândia cada dia da semana é representador uma cor, e o azul representa a sexta-feira, que foi o dia do nascimento do Rei.
Bandeira hasteada no primeiro episódio da série The Eclipse (GMMTV, 2022).

Vamos celebrar nossa bandeira?

Para valorizar e celebrar a importância desse símbolo nacional e a sua história, no dia 28 de setembro é celebrado o feriado do Dia Nacional da Bandeira. Além do feriado em si, diversas comemorações se espalham pelo país.

Já é de costume que a bandeira seja hasteada todos os dias às 08h da manhã em escolas e estabelecimentos comerciais e recolhida às 18h, mas durante esse dia especial, a principal celebração acontece com o hasteamento no Lumphini Park, em frente ao monumento em homenagem ao Rei Rama VI, acontecendo também no Palácio do Governo em Bangkok, e em outros prédios governamentais. Essa cerimônia é seguida da execução do hino nacional e do hino real, também pela manhã.

Ao redor do país, os tailandeses se reúnem para celebrar a sua bandeira em suas roupas típicas, honrando a história do símbolo máximo da soberania desse país tão único e especial para os tailandeses (e também para nós).


Fontes: Tailandiando, Google Arts and Culture, Thailand Now

Escrito por Fernanda Ventura

Compartilhe sua opinião!