Conheça a Khao San Road, a rua de Bangkok que nunca dorme

Imagina você ser uma rua e ter “apenas” 410 metros de comprimento, ser uma das menores da cidade e mesmo assim ser palco de tanta diversidade cultural, badalação e ser a mais conhecida do país?

Essa é a Khao San Road, uma das principais ruas da Tailândia e que é um verdadeiro polo turístico. Que tal fazermos uma viagem para lá, agora?

Um pouco da história

Construída em 1892, durante o reinado do Rei Chulalongkorn, pelo Departamento de Obras Públicas para atender à necessidade de um corte na estrada.

Já na época do Rei Rama VI (1910 – 1925)  era uma rua residencial e de comércio de arroz. Daí vem seu nome, khao san significa “arroz moído”. Ela era muito usada por comerciantes locais e era um ponto de distribuição para toda a capital e região. 

Já nos anos 60 e 70, com fim da Segunda Guerra e da Guerra do Vietnã, houve um crescimento de pessoas viajando, principalmente de mochileiros. Como uma característica dos mochileiros, geralmente são pessoas que viajam com pouco dinheiro, então buscam lugares mais baratos para se hospedar. Nesse período, a Khao San Road começou a oferecer esse tipo de hospedagem baratas, e sua popularidade, principalmente entre jovens, foi crescendo cada vez mais com o passar dos anos, chegando ao auge da procura pelos mochileiros nos anos 80 e 90.

Khao San Road atualmente

Desde os anos 2000 até hoje a Khao San Road foi se transformando no que se conhece atualmente, um polo de diversidade cultural, comercial, e ponto de encontro para todo tipo de pessoa que visita o país.

Em 1996, no seu livro “A Praia”, o autor Alex Garland definiu Khao San Road como “centro do universo mochileiro”. Três anos depois, em 1999, o livro foi adaptado para um filme hollywoodiano protagonizado por Leonardo DiCaprio o que fez a Tailândia ficar ainda mais conhecida mundialmente para o grande público e isso ressoou, é claro, no turismo para vários locais do país, inclusive para a famosa rua.

Seja para os turistas ou para os moradores, Khao San Road durante o dia é ideal para quem quer fazer compras e quer encontrar tudo em um só lugar. A rua é tomada por camelôs e vendedores populares, além de pequenas “atrações” como artesanato e cadeiras de massagem dispostas em um trecho da rua.

Já durante a noite, é ideal para quem procura bares e restaurantes e gosta de lugares cheios e movimentados. O turista pode aproveitar desde festas noturnas ou festivais típicos em datas específicas, como o Songkran, até a maravilhosa culinária local com pratos como o pad thai, por exemplo.

Gostando ou não da agitação, não há como negar que Khao San Road já se tornou um ponto turístico obrigatório para se conhecer na cidade de Bangkok, não é mesmo?


Fontes: Wikipedia | AgodaEsse Mundo é Nosso | Trip Advisor | CNN

Escrito por Nati Rabelo

Compartilhe sua opinião!