Dotada de belas praias e uma beleza paradisíaca, a Ilha de Phuket é a maior ilha da Tailândia, quase do tamanho de um país como a Singapura, por exemplo. Fica localizada no sudoeste do país e sua principal cidade e capital leva o mesmo nome, Phuket.
Trata-se de uma ilha montanhosa e com sua maior parte coberta de floresta. Tem praias de vários tipos, desde as de areia até as lamacentas e toda a região é um dos grandes pontos turísticos do país, para visitação e até mesmo para gravação de algumas séries bl’s que tanto amamos.
Hoje é dia de conhecer um pouco sobre a cidade e a Ilha de Phuket, sua história, alguns pontos turísticos e até mesmo relembrar uma grande tragédia que infelizmente abateu o lugar há 20 anos atrás.

Cultura e História
Há quem diga que seu nome Phuket seja oriundo da palavra bukit, que na língua malaia significa montanha. Historicamente, Phuket era conhecida por marinheiros que faziam a rota China-Índia, por volta de 1568, no entanto há vestígios ainda mais antigos sobre a ilha, como da época do Rei Buda Yodfa Chulalok, o Grande, quando ocorreu a Guerra dos Nove Reinos por volta de 1785.
No século XV, a descoberta de ricas jazidas de estanho transformou Phuket em um centro de mineração de grande importância, o que levou muitos chineses a trabalhar e morar na região.

Até o reinado do Rei Chulalongkorn as ilhas províncias costeiras eram separadas e Phuket era o centro administrativo, mas em 1933 foram unificadas e assim formaram a província de Phuket.
A forte presença chinesa e portuguesa, que estabeleceu um posto comercial em Phuket na época da exploração de estanho, trouxe uma grande influência cultural e deixou uma marca cultural única, com a fusão de tradições e estilos arquitetônicos.
Hoje a economia da ilha movimenta-se através da produção de hévea e turismo, sendo este último o carro chefe local por conta das praias maravilhosas e da arquitetura da cidade de Phuket, que preservou muitos de seus edifícios históricos, como as casas sino-portuguesas da Cidade Velha, que testemunham o passado multicultural da ilha.


Mas infelizmente, sua parte geográfica também trás consequências ruins. Por ser uma ilha montanhosa, alguns desastres acabam acontecendo na região, como deslizamentos e o Tsunami que abateu o lugar em 2004, há 20 anos atrás, que chegou a ser retradado no filme norteamericano “O Impossível”.
E neste último mês de Agosto, várias regiões da Tailândia foram atingidas por fortes chuvas que resultaram em deslizamentos de terra em Phuket.
Alguns pontos turísticos
A Ilha de Phuket é enorme e possui quase 40 praias de todos os tipos e para todos os gostos.

Patong – a praia mais famosa da ilha e destino preferido dos turistas que adoram o mar. Tem cerca de 3km de extensão. Além da paisagem estonteante, Patong também tem uma vida noturna bem agitada. É o lugar ideal para quem gosta de movimento e que não se importa com aglomeração.
Baía de Phang Nga – um passeio mais tranquilo para quem aprecia praia, gruta, passeio a barca e explorar a paisagem. Ideal para quem tem o perfil um pouco mais aventureiro, mas o lugar é tão maravilhoso que com certeza vale a pena!


Cidade Velha de Phuket – para quem quer um passeio mais urbano porém cheio de cultura. Ideal para explorar durante o dia, visitar os prédios, cafés e tirar muitas fotos na frente das lindas casas. Ideal para quem quer fazer também um passeio gastronômico.
Subida ao Grande Buda – O Grande Buda é uma estátua belíssima com mais de 45 metros de altura no topo da colina Nakkerd no sul da ilha. Um passeio não só cultural mas também espiritual.


Inclusive uma ótima pedida para um passeio espiritual para conhecer a religiosidade no local é conhecer o Festival Por Tor que acontece na Ilha de Phuket.
Com um lugar tão lindo como a Ilha de Phuket, é claro que várias produções já foram filmadas no local, uma das principais é a série BL ‘I Told Sunset About You’ (e o episódio especial: ‘Last Thwilight in Phuket’), que mostra a vida de dois jovens em vários locais da cidade, desde as praias, até a Cidade Antiga e templos chineses.
Há também alguns filmes hollywoodianos como o já citado ‘O Impossível’, ‘A Praia’, ‘Bridget Jones: No Limite da Razão’ e ‘Se Beber Não Case 2’.
A Ilha de Phuket também é cenário de vários vlogs gravados pelos atores que amamos acompanhar no mundinho bl.
Como vocês viram, não só os tailandeses se apaixonam pela Ilha de Phuket, mas todo mundo que tem a chance de visitar o lugar!
Fonte: Wikipedia | Wikipedia | Phuket 101 | Melhores Destinos | O Globo
Escrito por Nati Rabelo












Compartilhe sua opinião!