O Festival Por Tor, também é conhecido como o Festival dos Fantasmas Famintos, é um festival tradicional da comunidade sino-tailandesa que acontece anualmente na ilha de Phuket, e este ano é celebrado do dia 16 a 24 de Agosto.
O festival acontece no primeiro dia da lua crescente do sétimo mês lunar do calendário chinês, podendo cair entre os meses de Agosto ou Setembro, pois segundo as lendas chinesas, é o período em que os portões do submundo se abrem e os espíritos visitam o mundo dos vivos.
E esses espíritos estão famintos e carentes, por isso são conhecidos como “fantasmas famintos”, e as famílias e templos preparam banquetes, acendem incensos e velas, e realizam orações para homenagear seus ancestrais e outros espíritos errantes.

O primeiro dia do Festival Por Tor sempre começa com um banquete preparado com uma variedade de pratos tradicionais e uma tigela de arroz com incensos que é colocada na mesa para cada um dos parentes falecidos da família.
Quando os incensos queimam completamente, acredita-se que os espíritos terminaram de jantar e os membros da família podem então desfrutar de sua própria refeição.
E as celebrações não ficam somente dentro das casas das famílias, são realizados desfiles pelas ruas da ilha que são decoradas com ornamentos, e há diversas cerimônias nos templos chineses, principalmente no templo Por Tor Gong, considerado o centro das festividades, atrai milhares de locais e turistas durante as festividades.
Mas o ponto principal do Festival são as oferendas de bolos de tartaruga vermelha, chamados de Ang Ku, feitos de farinha e açúcar, podem ter vários tamanhos e decorações diferentes.
Para muitos chineses, a tartaruga representa força e é um símbolo de longevidade, e além disso, vermelho geralmente significa boa sorte. Ao oferecer uma tartaruga vermelha não é apenas algo bom para seus ancestrais, mas também significa que eles estão estendendo sua própria vida.

Crédito: Por Tor Festival in Phuket Town
O Festival Por Tor é mais do que apenas uma celebração religiosa; ele é uma expressão de respeito e gratidão para com os antepassados e uma forma de manter vivas as tradições culturais chinesas em Phuket. Ele reforça os laços familiares e comunitários, lembrando às novas gerações a importância da piedade filial e das práticas culturais que têm sido transmitidas ao longo dos séculos.
Fontes: FanClub Thailand, The Phuket News, Phuket 101, Hoteis Thailand e Jamie’s Phuket Blog
Escrito por Lorena Telles








Compartilhe sua opinião!