Paetongtarn Shinawatra se torna a Primeira Ministra mais jovem da Tailândia

Após uma semana turbulenta na política tailandesa, com a dissolução do partido progressista Move Forward e o afastamento do Primeiro-Ministro do país, Srettha Thavisin, nesta sexta-feira, 16 de Agosto, aconteceu nova votação pela Câmara dos Representantes da Tailândia que elegeu Paetongtarn Shinawatra como a mais nova Primeira Ministra do país.

Com 319 votos a favor, 145 votos contra e 27 abstenções, Paetongtarn Shinawatra, do partido Pheu Thai, se tornou a 31ª Primeira Ministra da Tailândia, sendo a segunda mulher no cargo e a pessoa mais jovem a assumir a posição, com apenas 37 anos.

Vinda de uma família já tradicional na política tailandesa, ela é filha de Thaksin Shinawatra, Primeiro Ministro entre os anos de 2001 a 2006, quando foi deposto devido a um golpe militar, e é sobrinha de Yingluck Shinawatra, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira Ministra de 2011 a 2014, quando foi afastada pela Tribunal Constitucional do país, o mesmo que afastou Srettha Thavisin no início desta semana.

Quem é Paetongtarn Shinawatra?

A mais nova dos três filhos de Thaksin Shinawatra, Paetongtarn é formada em Ciência Política, Sociologia e Antropologia pela Universidade Chulalongkorn e tem Mestrado em Gestão Hoteleira Internacional pela Universidade de Surrey, Reino Unido.

Casada e mãe de dois filhos, Paetongtarn foi nomeada presidente do comitê consultivo de participação e inovação da Pheu Thai em 2021 e no ano seguinte e tornou líder do projeto “Família Pheu Thai”.

No ano passado chegou a ser indicada como uma dos três candidatos a Primeiro Ministro de seu Partido Pheu Thai, ao lado de Srettha Thavisin, quem foi eleito ao cargo mas destituído em menos de um ano.

Ainda em 2023, Paetongtarn se tornou vice-presidente do Comitê Nacional de Estratégia de Soft Power e foi nomeada líder do Partido Pheu Thai.

Agora Paetongtarn enfrenta a pressão de não repetir o acontecido nas duas últimas vezes que alguém da sua família assumiu o cargo de Primeiro Ministro.


Fontes: G1, Bangkok Post 1 e 2, Nation Thailand

Escrito por Lorena Telles

Compartilhe sua opinião!