Hoje, dia 12 de Agosto, é feriado na Tailândia e o país está em festa dupla, pois é aniversário da Rainha-Mãe Sirikit e também é o dia em que os tailandeses celebram o Dia das Mães.
Se vocês querem descobrir quem é a Rainha-Mãe Sirikit e porque o Dia das Mães é comemorado neste dia, continue lendo que vamos te explicar agora.
Quem é a Rainha-Mãe Sirikit?
Nascida em 12 de Agosto de 1932 na família monárquica, é filha mais velha do príncipe Nakkhatra Mangkala Kitiyakara e da Mom Luang Bua Snidvongs e bisneta do rei Chulalongkorn. Seu nome de nascimento é Momrajawongse Sirikit Kitiyakara que significa “Grandeza de Kitiyakara” e foi dado pelo próprio Rei Prajadhipok.
Na sua infância e adolescência teve a melhor educação possível, estudou inglês, francês, teve aulas de piano e sempre se destacou. E aos 18 anos, casou-se com Bhumibol Adulyadej, pouco antes de sua coroação. Em 1956, enquanto o Rei Bhumibol cumpria sua ordenação budista, Sirkit tornou-se Rainha Regente.

O casal teve quatro filhos: a Princesa Ubolratana Rajakanya, a Princesa Maha Chakri Sirindhorn, a Princesa Chulabhorn Walailak e o atual Rei Rama X Maha Vajiralongkorn.
Sirikit sofreu um derrame em 2012 e desde então sua aparição pública é algo raro e em 2016 tornou-se viúva com o falecimento do Rei Bhumibol.
Durante toda a sua vida, a Rainha Sirikit dedicou-se a deveres reais para promover qualidade de vida para o povo, além de desempenhar papel fundamental no desenvolvimento do país. Não é à toa que ela é tão querida pelos tailandeses.



Títulos e Honrarias à Rainha-Mãe Sirikit
Como dito, a Rainha-Mãe Sirikit sempre esteve presente e à frente de vários projetos humanitários pensando no bem-estar do seu povo. Seu trabalho é tão notável, que ela recebeu diversos títulos e honrarias não só na Tailândia como de diversos países.
Por ordem cronológica, algumas de suas honrarias recebidas são:
- 1979: Medalha Ceres entregue pela ONU;
- 1980: Doutorado Honorário pela Universidade Tufts (EUA), pelo seu trabalho humanitário;
- 1981: Prêmio a Pessoas de Destaque na Proteção à Criança pela A Federação de Proteção à Criança da cidade de Nova York;
- 1985: Prêmio Humanitário pelo Instituto da Sociedade da Ásia de Nova York;
- 1986: Prêmio dado pelo Fundação Mundial de Proteção à Vida Selvagem;
- 1988: Título honorário dado pelo Royal College of Physicians de Londres;


Além disso, a Rainha Sirikit recebeu alguns títulos reais os quais ela passou a ser conhecida. São eles:
- MR Sirikit Kitiyakara (12 de agosto de 1932 – 28 de abril de 1950)
- Rainha Sirikit (28 de abril de 1950 – 5 de maio de 1950)
- Sua Majestade a Rainha Sirikit (5 de maio de 1950 – 5 de dezembro de 1956)
- Sua Majestade a Rainha Sirikit Sua Majestade a Rainha (5 de dezembro de 1956 – 13 de outubro de 2016)
- Sua Majestade a Rainha Sirikit Sua Majestade a Rainha Em Sua Majestade o Rei Bhumibol Adulyadej (13 de outubro de 2016 – 5 de maio de 2019)
- Sua Majestade a Rainha Sirikit Sua Majestade a Rainha Mãe (5 de maio de 2019 – atualmente)
A Rainha também recebeu em sua homenagem a descoberta de plantas e animais, nomes de escolas, parques, hospitais, galerias e exposições. E em 1976, o governo decretou feriado nacional no dia 12 de agosto e a partir daquele ano, o Dia das Mães passou a ser comemorado no aniversário da Rainha-Mãe.

Como era comemorado o Dia das Mães?
O Dia das Mães é comemorado na Tailândia no dia 12 de Agosto há 48 anos, isso é bastante tempo! Mas como vocês devem imaginar, nem sempre foi assim.
Historicamente, o primeiro Dia das Mães foi celebrado na Tailândia no dia 10 de Março de 1943, realizado pelo Ministério da Saúde Pública. Então aconteceu a Segunda Guerra Mundial paralisando as comemorações no ano seguinte.
Mesmo com o fim da guerra, houve a crise financeira pós-guerra, e quando esse período passou tentaram voltar com as comemorações, mas o Dia das Mães acabou deixado de lado.
A partir de 1950, o governo tailandês aprovou uma nova data, dia 15 de Abril, mas infelizmente alguns anos depois a data comemorativa também deixou de existir por conta do fim do Ministério da Cultura.
Posteriormente também foi comemorado no dia 04 de Outubro de 1972. Mas só em 1976, quando o governo em homenagem à Rainha-Mãe Sirikit decretou feriado nacional no seu aniversário, é que o Dia das Mães ganhou finalmente uma data definitiva: 12 de Agosto.
Isso só mostra a importância e o respeito que todos têm pela Rainha-Mãe Sirikit.
Celebrando o Dia das Mães
Além de passar o dia com suas mães, fazer uma boa refeição juntos e presentear como geralmente acontece em todo o mundo, na Tailândia há algumas atividades ligadas a religião e a espiritualidade do povo que é seguida por tradição.
Juntamente com a nova data, também ficou definido que a flor jasmim iria representar esse dia festivo. O jasmim é uma flor muito adorada pelos tailandeses em eventos sagrados, por ser de cor branca, representa pureza, além de florescer durante todo o ano e ter uma fragrância agradável e duradoura. Uma flor perfeita para representar o símbolo materno.

Algumas das atividades realizadas nesse dia, incluem presentear com guirlanda de jasmim, fazer méritos e pedir bênçãos aos monges, acender velas e decorar as casas e a Bandeira Nacional em homenagem à Rainha-Mãe.
Hoje, feriado na Tailândia, vocês puderam aprender um pouco sobre a Rainha-Mãe Sirikit, sua história e sua importância para o povo tailandês e ainda celebrar sua vida através do Dia das Mães.
Fiquem ligados, que ainda temos muitos feriados e festivais pela frente para apresentar a vocês, durante o ano!
Fontes: Royal Office, Royal Central, Wikipedia, Sanook e Unofficial Royalty
Escrito por Nati Rabelo








Compartilhe sua opinião!