Nessa época do ano existem vários festivais acontecendo na Tailândia, um deles é o Phi Ta Khon que acontece na província de Loei. Já o que vamos conhecer hoje, acontece em vários lugares do país, o Khao Phansa.
Também conhecido como “Dia da Quaresma Budista” marca o início de um período de três meses chamado de “Retiro Budista das Chuvas”, onde os monges se recolhem aos monastérios para se dedicar a suas orações, meditação e estudo religioso.
O feriado do Khao Phansa segue o calendário lunar tradicional, assim como as outras datas budistas, e acontece na primeira lua minguante do oitavo mês (Julho), marcando o início da época de chuvas. E neste ano de 2024, a data caiu no dia 21 de Julho.

Essa é uma prática que acontece em todo sudeste asiático, anualmente, onde se segue os preceitos budistas. No entanto, assim como outros eventos religiosos, o Khao Phansa tailandês foi-se adaptando a partir de sua origem e se renovando ao longo dos anos.
Uma Tradição Ancestral
De acordo com a história antiga, o Khao Phansa originou-se na Índia, após sua iluminação, Buda passou a estação chuvosa abrigado na região de Varanasi, preparando as bases para o Retiro das Chuvas. E também durante o período das chuvas, é perigoso para os monges caminharem, e também para evitar danificar mesmo que sem querer, alguns campos de arroz, Buda ordenou que ficassem reclusos em seus templos durante esse período e permitiu uma licença de sete dias para os seus discípulos.
O nome “Quaresma Budista” veio bem depois, pois as pessoas percebiam que os budistas faziam jejum nesses dias, e isso as fez lembrar da quaresma cristã.
A Essência do Khao Phansa
Como falamos anteriormente, o Khao Phansa se adaptou com o passar dos anos e se tornou um grande momento para os budistas. Nesse dia eles começam seu jejum de álcool, tabaco, jogos de azar e carne, e também é um dia de muita alegria e comemoração, com um festival bem colorido e vibrante.
O Festival de Khao Phansa acontece um dia depois do Dia de Asana Bucha (comemoração do primeiro discurso de Buda), ambos são muito conhecidos pelas velas esculpidas que acabam sendo o centro de atenção dos Festivais.



Tradicionalmente, as velas eram doadas aos monges para continuar seus estudos e meditação durante o seu retiro. Já nos tempos modernos, as velas viraram peças de artes esculpidas e são um atrativo para muitos turistas, além das pessoas locais que vibram e se divertem com as danças e expressões culturais durante o festival.
O Khao Phansa tem três tipos principais de cerimônias durante o dia, sendo elas:
- Cerimônia Real – conduzida pelo rei da Tailândia, incluem apresentação das velas, doações de roupas e alimentos para os monges, e homenagem a Buda;
- Cerimônias rituais – são feitas pelos seguidores do budismo e incluem suas doações de alimentos e itens de higiene para os monges, ouvem os ensinamentos e recebem bênçãos;
- Cerimônia dos monges e freiras – incluem as cerimônias de bênçãos e outros rituais como a “benção da água sagrada” e competição de tambores.

Como não poderia deixar de ser, cada província acrescentou sua cultura, fazendo o Festival de Khao Phansa ser único em cada local. Então existem alguns lugares que são bem famosos e se destacam nesse dia, principalmente para os turistas poderem aproveitar.
Em Saraburi, muitas pessoas se reúnem no Santuário da Pegada de Buda (Wat Phra Phutthabat), e podem participar da lavagem dos pés dos monges e receber bênçãos e à medida que os monges sobem as escadas até a pegada, são banhados pelas cores amarela e branca.

A região de Ubon Ratchathani é conhecida pelo seu Festival de Velas, que são peças mais requintadas esculpidas de cera de abelha. As velas são exibidas por toda a cidade e levadas em procissão para o templo.

Surin é conhecida pelos méritos que acontecem nas costas dos elefantes, montados por cerca de cem monges. A cerimônia acontece no monumento budista, Phaya Surin.
O local de maior diversidade folclórica é Suphan Buri, com foco nas danças como forma de expressão, com competição entre alguns grupos. E em Ayutthaya acontece o Festival Aquático Phansa, onde os moradores carregam velas de barco até o templo local.


de Nakhon Ratchasima
Um período de jejum e retiro, que se inicia com um dia muito colorido e festivo. Essa é a grande beleza do Festival Khao Phansa, a religiosidade, a pluralidade cultural do lugar e das pessoas sendo celebrado por todos.
Fontes: Thailand Now | Holidify | Fanclub Thailand | Rove
Escrito por Nati Rabelo








Compartilhe sua opinião!