Yoryak é um lutador em ‘Wandee Goodday’ e treina para seguir os passos de seu pai e irmão mais velho e se tornar um campeão mundial Muay Thai.
Talvez já tenha ouvido falar dessa arte marcial antes da série, inclusive, por ser praticada por muitos brasileiros.
Mas você sabia que sua origem é tailandesa?
Também conhecido como boxe tailandês, é a arte marcial nacional da Tailândia e está repleta de história, cultura e tradição.

Para quem, como eu, não é muito ligado às curiosidades de estilos de luta, talvez isso possa ser uma surpresa inicial. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre?
Também conhecido como “A Arte dos Oito Armas” ou “Boxe Tailandês”, o Muay Thai consiste na utilização de punhos, cotovelos, joelhos e canelas, permitindo uma gama diversa de ataques e defesas.
Origem e História
A palavra muay, que significa combate ou luta e tem suas raízes no sânscrito e a palavra thai representa a ideia de “[pessoa] livre”. E ao juntarmos as palavras, muay thai se traduz como “combate tailandês” ou “luta tailandesa”, mas a tradução mais comum utilizada é “boxe tailandês”. E os praticantes de Muay Thai são conhecidos como nak muay.
Com mais de 2.000 anos de existência, acredita-se que a história do Muay Thai está atrelada a da origem do povo tailandês, às margens do rio Yang Tsé, na China, mais aproximadamente na província de Yunnan. Muitas gerações atrás, em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura, eles migraram para o local onde atualmente é a Tailândia. Porém, até chegarem ao local, o povo foi constantemente hostilizado e sofreu ataques de bandidos, senhores da guerra e animais, além de também serem acometidos de muitas doenças.
Como tática para proteção e mantimento da saúde, eles criaram o Chupasart, método de luta e autodefesa que fazia uso de armas como espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados e arco e flecha, porém, os praticantes constantemente se causavam graves ferimentos, por isso, desenvolveram o método de luta sem armas, o precursor do Muay Thai.
Inicialmente, o Muay Thai era muito próximo do Kung Fu chinês, utilizando de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente, mas, ele se modificou com o tempo e se transformou na arte marcial conhecida atualmente.
Até meados de 1920, os lutadores não utilizavam luvas ou qualquer tipo de proteção. Os praticantes usavam tiras de algodão, de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas nas mãos, e cascas de coco como protetor genital. Segundo fontes não oficiais, havia uso até de cola e vidro moído nas ataduras em algumas ocasiões, porém, isso não é totalmente confirmado pela maioria dos historiadores.
As lutas não eram divididas por pesos e também não existiam intervalos, por isso, os adversários lutavam até que um deles fosse nocauteado, sofresse uma grave lesão ou viesse a óbito.
Porém, após a década de 20, algumas regras de boxe inglês foram adaptadas para o Muay Thai, em decorrência do alto grau de lesões que estavam ocorrendo entre os lutadores. As divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro central com os juízes laterais foram algumas alterações no esporte.
Todavia, algumas características antigas foram mantidas, como a utilização de músicos com antigos instrumentos (três tipos de tambores diferentes, címbalos e flautas) para ritmar a batalha: se a luta estivesse sem ação, os músicos aumentavam o ritmo da canção para aumentar a adrenalina entre os adversários.
O Wai Kru, é uma dança/rito para homenagear o treinador, os pais, a escola de Muay Thai e os ancestrais do esportista.
Já o Mongkon é a faixa colocada na cabeça dos lutadores para protegê-los, e a Kruang ou Prajied é uma corda trançada, colocada em um ou dois braços do oponente como amuleto de proteção, e que também mostra o nível de graduação do atleta, especificamente no Brasil) também são exemplos de regras que permaneceram.
Competição e Regras
As competições de Muay Thai são organizadas em diferentes categorias de peso. Cada luta consiste de cinco rounds de três minutos, com intervalos de dois minutos. As lutas são avaliadas por um painel de juízes que pontuam com base em técnica, agressividade, controle e efetividade dos golpes.
Trainees da porradaria
A rotina em um ginásio tailandês é bem diferente de como é no Brasil. Normalmente, os lutadores começam seu treinamento com a idade de 6 ou 7 anos, se mudando para o ginásio e morando em alojamentos com outros lutadores.
Enquanto o treinador irá providenciar comida, roupas, acompanhamento médico e estudo, o lutador deve treinar arduamente e também cuidar da limpeza do local, visando se tornar o melhor lutador, um grande campeão.
Além disso, há competições mensais, onde o esportista concorre a prêmios em dinheiro (na Tailândia é permitido apostar em lutas), que será dividido entre ele e o treinador (este último fica com a maior parte).
Em Bangkok existem dois grandes estádios onde é possível assistir lutas de Muay Thai, que são: Lumpinee e Rajadamnern. Cada um deles tem partidas em dias diferentes, sendo que em alguns dias (em especial aos domingos) as partidas são transmitidas pela televisão.


Alguns outros países que contam com grandes esportistas de Muay Thai são: Holanda, Austrália, Inglaterra, França, Brasil, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Filosofias do Esporte
- O Muay Thai segue a doutrina budista em suas saudações e costumes
- Antes da partida começar, ao som de uma música típica tailandesa, o boxeador se ajoelha com a face voltada em direção à sua escola, cobre os olhos com as luvas e recita curtas orações (cada escola tem sua forma de apresentação, executando movimentos diferentes)
- Segundo os tailandeses, o Kruang/Prajied deve ser benzido e banhado em alguns banhos com ervas sagradas, para ativar a finalidade de proteger o lutador


Hierarquia no Brasil
Desde quando o Muay Thai se iniciou no Brasil no ano de 1979, foi colocada uma graduação somente usada no Brasil, que antigamente era usada em forma de faixa na cintura, porém, há quatorze anos é utilizada em forma de cor no Kruang/Prajied. Confira abaixo a imagem que ilustra os graus:
Benefícios do Muay Thai
Além de ser uma forma eficaz de autodefesa, o Muay Thai oferece inúmeros benefícios físicos e mentais, como melhorar a resistência cardiovascular, força muscular e flexibilidade, aprimora a disciplina e resiliência do atleta, atua na confiança e autoestima, e alivia o estresse do praticante.
Por isso, é inegável que o Muay Thai é uma arte marcial rica em história e tradição, que oferece uma combinação única de técnicas eficazes de combate e benefícios para a saúde.
Seja como esporte competitivo ou como uma forma de exercício físico, o Muay Thai continua a crescer em popularidade, atraindo praticantes de todas as idades e origens ao redor do mundo.
* Com informações da Confederação Brasileira de Muay Thai
Escrito por João Pedro Gomes








Compartilhe sua opinião!