Um momento histórico para a comunidade LGBTQIA+ tailandesa: A lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada no País, nesta terça-feira (18), com a assentimento de 130 senadores, 18 abstenções e 4 votos contrários.
O texto será apresentado ao rei Maha Vajiralongkorn e, após a publicação no Royal Gazette Official, a nova legislação entrará em vigor em 120 dias. Assim, o país será o primeiro do sudeste asiático e terceiro na Ásia (após Taiwan e Nepal) a autorizar o casamento igualitário.
Com a aprovação do texto, direitos como adoção, acesso a planos de saúde e herança passam a ser válidos, e a utilização de termos como marido e mulher da legislação entrará em desuso, sendo incluídos termos neutros para fins matrimoniais, sem distinção de gênero.

A caminhada continua
Apesar da Tailândia ser conhecida mundialmente por sua tolerância com a comunidade LGBTQIA+ e pesquisas públicas divulgadas pelos meios de comunicação local mostrarem um apoio gigantesco da população em prol do casamento igualitário, a comunidade sofreu por anos com diversas tentativas frustradas de aprovar leis do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo.
Mesmo que a medida tenha um gigantesco apoio popular, parte da Tailândia ainda mantém valores conservadores herdados pelo budismo.
O próximo passo no legislativo agora é fazer com que as leis reconheçam pessoas transgênero e não-binárias em seus documentos oficiais de identidade, o que ainda não ocorreu com a lei aprovada nesta terça-feira.

Comemorações
Por meio das redes sociais, atores da indústria Boys Love (BL) tailandesa comemoraram o marco. Confira alguns registros:
Escrito por João Pedro Gomes








Compartilhe sua opinião!