Após anos de luta popular, Tailândia aprova casamento LGBTQ+

Um momento histórico para a comunidade LGBTQIA+ tailandesa: A lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada no País, nesta terça-feira (18), com a assentimento de 130 senadores, 18 abstenções e 4 votos contrários. 

O texto será apresentado ao rei Maha Vajiralongkorn e, após a publicação no Royal Gazette Official, a nova legislação entrará em vigor em 120 dias. Assim, o país será o primeiro do sudeste asiático e terceiro na Ásia (após Taiwan e Nepal) a autorizar o casamento igualitário. 

Com a aprovação do texto, direitos como adoção, acesso a planos de saúde e herança passam a ser válidos, e a utilização de termos como marido e mulher da legislação entrará em desuso, sendo incluídos termos neutros para fins matrimoniais, sem distinção de gênero. 

O ator Tong Thanayut compareceu à Câmara Pública para acompanhar votação. Créditos: The Standart
A caminhada continua

Apesar da Tailândia ser conhecida mundialmente por sua tolerância com a comunidade LGBTQIA+ e pesquisas públicas divulgadas pelos meios de comunicação local mostrarem um apoio gigantesco da população em prol do casamento igualitário, a comunidade sofreu por anos com diversas tentativas frustradas de aprovar leis do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. 

Mesmo que a medida tenha um gigantesco apoio popular, parte da Tailândia ainda mantém valores conservadores herdados pelo budismo.

O próximo passo no legislativo agora é fazer com que as leis reconheçam pessoas transgênero e não-binárias em seus documentos oficiais de identidade, o que ainda não ocorreu com a lei aprovada nesta terça-feira.

Divulgação

Comemorações

Por meio das redes sociais, atores da indústria Boys Love (BL) tailandesa comemoraram o marco. Confira alguns registros: 

Sendo um dos artistas mais ativos em prol da causa LGBTQIA+, Tong Thanayut acompanhou a votação. “Um momento verdadeiramente importante na história tailandesa. A atmosfera no parlamento neste momento deixa quase todos em lágrimas. Parabéns ao povo tailandês. Este sucesso é possível. Das vozes de todos nós realmente E obrigado a todos os partidos políticos e a todos os representantes do setor público. Quem se juntar na pressão para que isso aconteça, comemore”, destacou.
Outro artista tailandês engajado na causa é o ator Earth Katsamonnat. “A igualdade no casamento “aprovada” é realmente a melhor notícia do ano para nós. Parabéns por cada sucesso. Parabéns por toda a igualdade. O Mês do Orgulho mais feliz de todos os tempos”, destacou.
O diretor Aof comemorou de um jeitinho único: fez alusão à Cherry Magic, dizendo que eles não precisam mais se casar no exterior. Fun fact: no remake tailandês da obra, o casamento está marcado para 19/06/2024, o que seria amanhã. Uma coincidência de aquecer o coração, né?
O artista Jeff Satur também é outro grande apoiador da causa. “Finalmente! Parabéns a todos que lutam há muito tempo. Essa lei fará com que a igualdade aconteça. E não oprime ninguém, mas cria o tipo de igualdade que deveria existir. Do jeito que deveria ter acontecido há muito tempo”, pontuou.
A atriz Namtan também celebrou. “Realmente feliz, emocionada, emocionada. O amor sempre vence”.
“No final, estou muito feliz”, escreveu Mix Sahaphap.
Um homem de poucas, mas belas palavras: “Lindo”, discorreu Jimmy.
Um lorde como sempre, Mile Phakphum celebrou: “Estou muito feliz e feliz com a lei do casamento igualitário que vai de fato acontecer”.
De cima de seu salto alto, Supanut comemorou.
“Faça certo, faça certo! Sim”, discorreu Fort.
“O amor vence”, destacou Est.
O querido Pond Navit também
Orgulho! O ator Bible pontuou que está feliz por viver em um país onde todos tem direito ao casamento.
O ator Force celebrou com emojis kkkk, divo de poucas palavras.
“A resolução foi aprovada e os sonhos de muitas pessoas estão se tornando realidade. Obrigado a todos que lutaram para tornar este dia possível. Eu gostaria de postar isso para a história. Esse amor realmente conquista tudo.”, destacou Bank.
Respondendo a um senador que questionou o casamento igualitário, Tay Tawan criticou: “Por favor, pegue esta folha e leia-a. Ou seja, eu não entendo. Quero ver a lógica e o raciocínio dos pontos falados. O que há de interessante nisso? Se você vier falar contra algo que é uma questão nacional importante? Preciso praticar o debate e aprender a navegar na internet, mas com o tempo eles passaram por mim. O que você pode fazer é aprender a ser feliz com os outros. Você tem empatia por outras pessoas? Não seria muito difícil para esta posição de prestígio.”, divo sem papas na língua.
“Finalmente”, destacou Nodted.
O querido Papang também comemorou. “Parabéns por todo o carinho”.
“Porque todos os gêneros são iguais, o casamento também deve ser”, disse Santa. Fofo.
“Apenas seja você”, celebrou Dunk.
“Amor é amor. Muito obrigado”, disse Noeul.
“Após muito tempo, finalmente o casamento foi aprovado”, celebrou Max.

Escrito por João Pedro Gomes

Compartilhe sua opinião!