O Sudeste Asiático possui uma cultura única. Isso, aliado ao crescimento da escolha desse local como um destino turístico nos últimos anos, fez com que uma forma de arte corporal ganhasse popularidade entre os turistas que visitam países como a Tailândia, Camboja e Laos: o Sak Yant (ou Sak Yan, Sak Yantra), forma de expressão tradicional que combina tatuagem e espiritualidade.
Sak significa “tatuagem”, e Yant é traduzido como “yantra”, que consiste em desenhos geométricos que se traduzem como representações religiosas, o que inclui divindades, animais e frases em Páli. As pessoas acreditam que essa arte serve como um amuleto e oferece proteção, poder e fortuna para quem as possui.
Essa forma de tatuagem teve origem no Império Khmer (802-1431), que controlou grande parte do sudeste asiático.
A tradição começou com o animismo tribal indígena e foi posteriormente incorporada pelo hinduísmo, por algumas correntes do budismo e pela cultura local. Muitos guerreiros Khmer tatuavam-se para se protegerem contra inimigos, e por isso essas tatuagens ficaram conhecidas como “armaduras espirituais”.

Sendo uma tradição carregada de significados religiosos e espirituais, essa arte costuma ser realizada por um monge budista, que utiliza um bastão de bambu ou vara de metal com ponta afiada para realizar a feitura do design.
O processo é manual e as perfurações feitas pelo bambu tendem a ser menos profundas que as comuns realizadas em estúdio, o que não afeta sua qualidade e são mais rápidas para cicatrização.
Antes de ser tatuada, a pessoa precisa concordar com cinco preceitos budistas para não “quebrar” a proteção do ritual: evitar matar ou ferir, roubar, mentir, evitar álcool e drogas e evitar má-conduta sexual.
Geralmente, o monge sente a energia da pessoa previamente e, por isso, ele é quem escolhe o que será tatuado e o local da tatuagem (que costuma ser feita nas costas), todavia, com a popularização entre os turistas, eles estão mais abertos em relação à escolha da tatuagem, mas a palavra final é sempre deles.

É importante reiterar que é algo sagrado, logo, deve ser realizado com profundo respeito e entendimento cultural. Além disso, como a maioria delas é feita em templos budistas, não é cobrado valor em dinheiro pelo trabalho, mas devem ser realizadas doações para o templo em questão.
Ao fim da feitura, o monge realiza a “ativação” da tatuagem para que ela se torne de fato um amuleto. A tatuagem também pode ser realizada em objetos, como veículos, por exemplo. Os monges acreditam que o poder delas diminui com o tempo, por isso, anualmente eles realizam um ritual para o fortalecimento dos desenhos.

Significados
As tatuagens Sak Yant, mais do que um adorno estético, são amuletos carregados de simbolismo religioso e espiritual e com significados específicos.
Mantras e frases entoam orações e pedem proteção, enquanto as formas geométricas representam divindades e elementos religiosos e também repelem coisas negativas, já os desenhos de animais são utilizados para dar ao tatuado as características do animal representado, como a força e o poder.

A Gao Yord, ou Nove Picos, é considerada a mais importante, além de possuir os poderes sagrados de proteção mais amplo e representa os noves picos do Monte Meru, morada do deus Brahma. É representada por 3 círculos ovais sobrepostos a 9 Budas e por cima fica o unalome, que representa o “terceiro olho” e o caminho para o nirvana.
A Hah Taew, são Cinco Linhas que contêm apenas mantras e orações e tiveram origem há mais de 800 anos na região que hoje seria Chiang Mai, e cada linha possui um significado:
- a primeira linha protege contra injustiças, safasta os maus espíritos e protege o lugar onde se vive,
- segunda linha protege contra a má sorte,
- a terceira linha é uma proteção contra maldições,
- a quarta linha aumenta a sorte, sucesso e fortuna, e
- a quinta linha aumenta o carisma e atração nos relacionamentos amorosos, e também potencializa a quarta linha


A Sangwan, ou Colar da Árvore Sagrada, protege contra armas, brancas e do fogo, além de conceder proteção e força, e é muito popular entre lutadores de Muay Thai.
A Paed Tidt, ou Paed Dan, é uma tatuagem que contém mantras em 8 direções diferentes para proteger os viajantes em qualquer direção que esteja seguindo e é geralmente feita nas costas.
A Suea Koo (tigre e tigres gémeos) e a Suea Hiaw Liang (tigre olhando para trás), representam a força, o poder, a convicção e a autoridade simbolizadas através do tigre, animal símbolo da Tailândia.



Através dos séculos, as tatuagens foram sofrendo variações e novos modelos também foram sendo criados, o mesmo modelo de tatuagem pode ser desenhado de diversas maneiras diferentes.
Mas independente do padrão, é preciso seguir 10 regras derivadas dos preceitos budistas para que não perca a proteção dada pela tatuagem, sendo evitar matar ou ferir intencionalmente, roubar ou mentir, também evitar álcool e drogas, assim como a má-conduta sexual. E anualmente, as Sak Yant devem ser reabençoadas.
Popularidade
Uma das maiores atrizes do mundo, Angelina Jolie, fez uma tatuagem Sak Yant na Tailândia com seu ex-esposo, Brad Pitt, em 2016, quando ainda estavam juntos. Com a divulgação das fotos, a procura por esse tipo de expressão artística corporal aumentou significativamente.


Alguns youtubers também relatam suas experiências fazendo as tatuagens enquanto se aventuram pelo país. Confira abaixo o relato de um deles (o vídeo está em inglês mas você consegue observar como é a experiência).
E aí, você faria uma tatuagem Sak Yant? Admito que eu faria sim, hahah. Proteção espiritual nunca é demais, né? Conta pra gente nos comentários aqui embaixo.
Fontes: Eduardo e Monica, Olhar Budista
Escrito por João Pedro Gomes








Compartilhe sua opinião!