As Ordenações no Budismo Tailandês

A Tailândia é um país que mais de 90% da sua população segue os preceitos budistas e é por isso que existem tantos feriados e festividades budistas na região, como o Songkran e o Visakha Bucha, por exemplo.

Com inúmeros templos budistas no país, uma figura que sempre é vista nas celebrações são os monges. Além disso, em vários filmes, lakorns e bl’s, podemos ver cenas em que os monges aparecem, como em momentos de receber méritos, uma prática muito importante para a população e que também é representada nas telas.

Fonte: Reprodução série KinnPorsche

Você sabia que além desses monges que entregam suas vidas ao budismo, também há aqueles que se tornam monges por um determinado tempo, também através das ordenações?

No entanto, antes de sabermos como funcionam as ordenações, vamos voltar ao início e conhecer um pouco de onde veio o budismo tailandês e como ele foi “adaptado” para os dias atuais.

O Budismo tailandês

Assim como outras religiões, o budismo tem algumas ramificações e tipos diferentes. Dentre eles os mais conhecidos e difundidos são, em poucas palavras:

  • Theravada: budismo mais conservador, que segue os princípios originais de Buda. Fala sobre autorealização através da disciplina individual;
  • Mahayana: foca na compaixão espiritual e iluminação de todos os seres;
  • Vajrayana: Traz práticas e meditações mais avançadas.

E Também há o Budismo Tibetano e o Zen Budismo. E o Budismo Tailandês apesar de seguir a escola Theravada, é uma mistura de algumas outras filosofias e doutrinas, a Theravada, o Hinduísmo e o Animismo. Isso o torna algo tão específico e próprio da cultura do país e da espiritualidade daquele povo.

Além dessa combinação de doutrinas, o budismo tailandês tende a se adaptar e se reinventar, criando algo único, para que o povo consiga seguir de forma mais leve e natural e para que assim, a religião não acabe se perdendo com o tempo.

Um exemplo dessa adaptabilidade, são as ordenações que podem ser apenas temporárias.

O que são ordenações e quais os tipos existentes?

Basicamente, as ordenações no budismo são quando os homens tornam-se monges, e na Tailândia podem ser de duas formas:

Ordenação Nanon

É voltada para crianças e jovens, geralmente de 7 a 20 anos, e estudam os ensinamentos do budismo, praticam meditações e vivem em grupo, aprendem sobre humildade e ajudar o próximo. Não são considerados monges, “apenas” noviços ou aprendizes;

É para aqueles que já tem a partir dos 20 anos e aprendem tudo que um noviço aprenderia, mas é considerado como um monge, e pode ser um tempo determinado ou por toda a vida, conforme própria escolha.

Ordenação Singto, Apo e Max

De acordo com a tradição cultural do Budismo Tailandês, todo filho mais velho de uma família budista deve se ordenar. Se não o quiser, então o filho mais novo deve fazer e assim por diante. Mesmo que seja uma tradição, as famílias e os jovens budistas continuam seguindo esse rito por dois motivos principais: valores morais e méritos aos pais e família.

Já falamos algumas vezes sobre a importância dos méritos para os tailandeses (inclusive vemos isso nas séries), então tornar-se monge é o maior dos méritos que um deles pode ter, além de ser um período de resignação, aprendizado e elevação espiritual. Muitos dizem que ao sair desse período como monges, saem sentindo-se diferentes, como uma pessoa melhor. Logo, ao aprender todos esses valores morais, também todos os méritos que ele fizer serão direcionados não só a ele, mas também a seus pais e sua família. Por isso, inclusive, é que os preferem que seu filho se ordene ainda solteiro, pois senão os méritos passariam para a família de sua esposa.

No caso de ser uma família sem filhos, o casal pode ser patrocinador de algum jovem que vai fazer a ordenação, assim eles recebem seus méritos.

Para fazer a ordenação, o jovem não pode ter cometido crimes e nem mesmo ter dívidas Além disso há uma lei tailandesa que oferece duas semanas remuneradas para o jovem maior de idade que passar pela ordenação.

Como funciona o rito de ordenação?

A cerimônia é aberta ao público, sempre com a presença dos familiares envolvidos, ou do patrocinador do jovem que vai se ordenar. Ela acontece na seguinte ordem:

Corte de cabelo: antes da cerimônia começar, os moradores locais levam o jovem candidato a ordenação para que seus pais cortem as primeiras mechas de cabelo. A raspagem da cabeça é feita posteriormente pelos monges.

Oferecimento dos pais e suas bênçãos: para participar da cerimônia, o jovem precisa ter mantos e tigelas para comer, elas são oferecidas pelos pais ou patrocinador. Nesse momento também os pais dão suas bênçãos aos filhos e eles mostram sua gratidão aos pais;

Fonte: Reprodução TharnType 7 Years of Love – Ordenção de Type

Escolha do mentor: a cerimônia acontece com a presença de pelo menos cinco monges. Nesse momento o candidato tem de escolher aquele que será seu mentor pelo tempo da sua vida no mosteiro. Se o mentor o aceitar, a cerimônia pode seguir;

Exame do candidato: os monges questionam os candidatos com algumas perguntas para descobrir se estão aptos para a ordenação;

Admissão como monge: se tudo correr bem, a cerimônia segue naturalmente com alguns outros ritos e o candidato é admitido como monge, recebendo seu novo nome.

Atores que já se ordenaram

Como vocês viram, esse momento de ordenação além de ser algo que faz parte da tradição budista tailandesa, é um momento que traz muita alegria aquele que participa, por isso vários dos atores que já se ordenaram quando o fizeram compartilharam com grande alegria em suas redes sociais, como Tay Tawan (se ordenou em 2017) e Max Nattapol (se ordenou em 2022) por exemplo.

Por ser uma escolha do próprio candidato o tempo que vai se manter na vida monástica, muitos atores se ordenam um pouco mais velhos e dão uma curta pausa na carreira para se dedicar a esse momento, como no ano passado quando Ja Phachara se ordenou de Março a Abril de 2023, aos 25 anos.

Alguns outros atores que já se ordenaram foram Singto Prachaya, tul Pakorn, Apo Nattawin, e Nanon Korapat que se ordenou com apenas 13 anos de idade!

Vocês puderam conhecer um pouco mais sobre o budismo tailandês, a cerimônia de ordenação e alguns dos atores que passaram por esse rito. Mas como são vários artistas que também seguem os preceitos budistas, o número de atores ordenados deve aumentar a cada ano.


Fontes: VaticanNews, Acesso ao Insight, Theravada, Barbara Nibbana, DMC TV, Amino

Escrito por Nati Rabelo

Compartilhe sua opinião!