Visakha Bucha na Tailândia: uma celebração de fé e renovação

O Visakha Bucha é uma das celebrações mais importantes do budismo, sendo feriado em diversos países do sudeste asiático. Esta celebração homenageia os ensinamentos e valores do Buda sobre a importância de praticar a compaixão, a paz e a boa vontade.

É comemorado na lua cheia do sexto mês do calendário lunar, que neste ano cai no dia 23 de Maio, e marca os três eventos mais importantes da vida de Buda: seu nascimento, sua iluminação (Nirvana) e sua morte (Parinirvana), que ocorreram todos no dia de lua cheia do sexto mês lunar (o mês Visakha) mas em anos diferentes.

Fonte: Visakha Bucha Day no Templo Wat Yai Chai Mongkhon, em Ayutthaya

Em de 563 a.C., Siddhartha Gautama nasceu como príncipe no reino de Lumbini, no atual Nepal, mas deixou a vida de luxo para buscar sabedoria nos sábios eremitas que viviam nas florestas espalhadas pela região na época.

Após anos de busca espiritual, aos 35 anos, Siddhartha atingiu a iluminação sob a árvore Bodhi, onde compreendeu as verdades profundas sobre a vida e o ciclo de nascimento, morte e renascimento e formulou os princípios básicos do Budismo.

Fonte: Buda reclinado em Wat Lokkayasuta, representa o Nirvana de Buda

Aos 80 anos, Buda faleceu em Kushinagar, Índia, alcançando o Parinirvana, o estado final de Nirvana após a morte, libertando-se do ciclo de renascimento e sofrimento

Visakha Bucha na Tailândia

Para os budistas tailandeses, o Dia de Visakha Bucha é mais do que apenas um feriado religioso. É uma oportunidade para renovar a fé, expressar gratidão pelos ensinamentos de Buda.

Muitas famílias visitam os templos juntas para realizar méritos e doações aos monges. E o dia também é uma oportunidade para reflexão pessoal e meditação. Muitos templos organizam retiros de meditação, além dos sermões do Dharma proferidos que também podem ser transmitidos pelo rádio ou televisão.

As pessoas também levam velas, flores e incensos para os templos como oferendas que simbolizam o respeito e gratidão ao Buda, ao Dharma (seus ensinamentos) e à Sangha (comunidade monástica).

E alguns rituais também libertam animais como insetos, pássaros ou peixes como forma de eliminar o “carma negativo”.

Fonte: Reprodução / Thailand Now

Já à noite, as pessoas participam do Wian Tian nos templos, uma procissão de circunvolução que envolve caminhar três vezes no sentido horário ao redor da sala de ordenação do templo (“Phra Ubosot”), carregando velas acesas, incensos e flores. As três voltas simbolizam as Três Jóias do Budismo: o Buda, o Dharma (seus ensinamentos) e a Sangha (a ordem monástica).

E a venda de álcool é proibida durante todo o dia, refletindo um dos cinco preceitos budistas de abstenção de álcool.

O Dia de Visakha Bucha é mais do que apenas um feriado religioso, é um dia de paz e introspecção, lembrando as pessoas da importância de uma vida moral e espiritual.


Fonte: Little Thai, Easy Day Thailand, Thailand Now, Thaiger

Escrito por Lorena Telles

Compartilhe sua opinião!