Quem nunca sentiu um quentinho no coração e imaginou como seria ver pessoalmente as belas paisagens da capital tailandesa, Bangkok, sentir o sol e a brisa nas atrativas Ilhas Phi Phi ou receber bênçãos dos monges nos sagrados e encantadores templos budistas de Chiang Mai após assistir esses locais em obras e séries tailandesas?
O mundinho BL nos apresenta vários deles, como em ‘I Told The Sunset About You’, ‘Last Twilight’, ‘Never Let Me Go’, ‘A Tale of A Thousand Stars’ e diversas outras séries que, por meio das telinhas, nos transportam para as mais belas paisagens da Tailândia.
Soft Power através produções audiovisuais
É inegável o poder que as obras audiovisuais possuem para moldar a percepção e o interesse das pessoas em relação a um país. Filmes, séries de TV e documentários têm a capacidade única de apresentar destinos aos espectadores, despertando sua curiosidade e inspirando o desejo de explorar esses lugares pessoalmente. Esse fenômeno, conhecido como “turismo cinematográfico” ou “turismo de filme”, pode ter um impacto significativo no setor do turismo de um país, e com a Tailândia não é diferente.

Esses conceitos vêm de encontro ao Soft Power: ferramenta importante de relações internacionais que se refere ao poder de influência e persuasão que um país exerce por meio de sua cultura, valores, políticas e instituições, em contraste com o poder de coerção militar ou econômica, conhecido como hard power.
Exemplo disso é a exportação de música popular, filmes, literatura e, por consequência, o aumento da influência global e aprimoramento da imagem internacional.
Quando um país serve como cenário para uma obra audiovisual popular, ele se torna instantaneamente reconhecível para milhões de pessoas em todo o mundo. As paisagens deslumbrantes, a cultura vibrante e os monumentos históricos destacados nas telas levam as pessoas a considerarem uma visita pessoal.
É o caso, por exemplo, da série ‘I Told The Sunset About You’, a qual muitos fãs apontam como ponto de partida no interesse para o turismo na Tailândia em decorrência da cativante fotografia da obra.

Como o impacto do BL no turismo está aplicado na prática
Não há ninguém melhor para falar sobre o assunto que um especialista na área, não é mesmo? Bruno Miguel, CEO da Tailandiando, empresa referência de turismo na Tailândia, visitou o País em 2016 com sua parceira Victória, e a partir de 2017 já começou a atuar com empresa própria, voltada majoritariamente para brasileiros.
E o Bruno compartilhou um pouco da experiência sobre o país, os destinos mais escolhidos e, claro, o resultado das obras audiovisuais na visitação.
“A Tailândia é um destino que qualquer lugar que você for visitar é destaque. É um país muito diferente e que oferece muita coisa, muita cultura, muitas atividades exóticas. Bangkok, Chiang Mai, Phuket, Phi Phi, Krabi, Ko Lipe, são destinos destaques, geralmente sendo os mais escolhidos e visitados.
Temos Maya Bay, em Phi Phi, onde foi gravado o filme ‘A Praia’ com Leonardo DiCaprio, e isso faz com que a praia seja muito mais famosa, e com o avanço do Instagram e das redes sociais, a Maya Bay por si só já tem uma fama própria que muitas vezes as pessoas nem sabem de onde veio, que foi com esse filme. Tem James Bond também, com a praia James Bond Island”, destacou.

O CEO ainda abordou sua visão sobre o resultado percebido por ele nas viagens ao País e a relação com filmes e séries:
“Qualquer obra audiovisual impacta muito no turismo de qualquer país. A Coreia do Sul é grande um exemplo disso, de como eles estão bombando agora porque fizeram nos últimos dez anos muita coisa focada em mostrar a cultura, a comida e diversas coisas, e a Tailândia está aprendendo e seguindo esse caminho, e eles sabem muito disso porque o que fez que eles recebessem muitos turistas foram as obras audiovisuais”
Ele também compartilhou suas percepções sobre os fãs de BL em suas excursões: “Observo que existe um aumento no número de turistas visitando a Tailândia por conta de séries e filmes, mas grande parte desse público não é brasileiro. Vejo muita gente de outros países da Ásia e Europa, até um pouco dos estadunidenses. Percebo que o mercado latino-americano ainda não está tão aquecido a visitar os locais por conta das obras audiovisuais tailandesas, o número de pessoas que chega até nós [nas redes sociais] é através dos doramas, romances, BLs, mas essas pessoas ainda não viajam para o País. Porém, nota-se que já criaram interesse em viajar para cá por conta do que elas veem nesses programas, e o impacto disso ainda vai ser muito maior no futuro se a Tailândia seguir criando obras tão boas. Mas, atualmente, percebemos que poucas pessoas que vem aqui com a gente comentam que estão aqui por conta de algum BL, então acreditamos que é um ‘trabalho de formiguinha’ com a distribuição dessas séries”.

Como Bruno destacou, o impacto no turismo da Tailândia (ao menos sobre a América Latina) é uma empreitada gradual e contínua, que requer investimento consistente na área para gerar retornos significativos. Todavia, essas obras já possuem um valor e importância na imaginação do público global: “As obras Boys Love tailandesas são relativamente recentes para os brasileiros e portugueses, que são nosso público majoritário. Mas o BL e obras LGBTs são muito importantes, principalmente, para mostrar como a Tailândia é um país em que a liberdade é respeitada e você pode ser quem você é, e que as pessoas, independente de orientação sexual e identidade de gênero, vão ter espaço no mercado de trabalho, na família. Recentemente fizemos uma live com uma pessoa trans que veio à Tailândia para realizar sua cirurgia de redesignação sexual, e isso mostra como o País atua a favor da comunidade, e que ele pode e trata essas pessoas de forma muito melhor que no resto do mundo inteiro. O impacto definitivo das obras Boys Love e LGBTs vão se mostrar ainda mais concretos nos próximos anos”, pontuou. Dá até um brilho nos olhos, né?
Assistiu, gostou e foi
Uma brasileira que está morando atualmente na Tailândia chegou lá pelo destino que todo fã sonha: assistindo a BLs e acompanhando influencers.
Amanda Maia, professora de inglês, contou o que a inspirou a arrumar suas malas e viver na Tailândia. “[A mudança] Foi coisa da pandemia, basicamente. Uma amiga falou ‘talvez tu goste de Manner of Death’, e cá estou eu quatro anos depois, morando na Tailândia”, explicou.

“Uma amiga me mandou um vídeo no TikTok de uma menina fazendo um tour pelo apartamento dela na Tailândia, apenas comentando sobre como o estilo é igual ao das séries, mas o que me perguntei foi ‘por que tem uma brasileira morando na Tailândia assim?’, fui no perfil dela e vi que ela era professora de inglês e tinha vídeos explicando o que precisava [para a mudança] e eu fiquei tipo ‘cara, eu tenho tudo necessário… e se eu só me mudasse pra Tailândia? não tô fazendo nada demais aqui mesmo’, mandei mensagem para a menina, que é minha amiga hoje em dia, e ela ajudou nas burocracias”, sintetizou. Vocês não acham uma história inspiradora?
Fã de carteirinha, Amanda vai a todos os fanmeetings possíveis e até já visitou alguns dos pontos que apareceram em séries, como no parque e café de Vice-Versa, protagonizado pelos adoráveis JimmySea. Eventos dos MosBank, DaouOffRoad e dos elencos de Pit Babe e The Sign são alguns dos checks que ela dá na lista de shows que já foi. Um sonho de muitos, né?

Assim como Amanda, diversos fãs estão na empreitada de realizar o sonho de conhecer a tão querida Tailândia e, de quebra, ver também seus artistas favoritos e alguns locais de gravação. Isso mostra que à medida que o turismo no País continua a prosperar, é inegável o papel crucial que as obras audiovisuais desempenham nesse sucesso. Ao cativar a imaginação de espectadores em todo o mundo, essas produções cinematográficas não apenas promovem o local como um destino turístico de destaque, mas também enriquecem a experiência de viagem daqueles que buscam explorar suas maravilhas únicas.
Malas Prontas
E se te informasse que é possível você ir até o local de gravação do seu BL favorito? Com a Tailandiando, tudo é prático e confortável.
“Temos muitas ideias para falarmos sobre turismo de BLs com fãs e essa é uma ótima oportunidade. Podemos desenvolver pacotes em que visitemos as principais localidades onde foram feitas gravações, seja de forma coletiva ou num passeio mais privativo”, explicou o CEO Bruno Miguel.
Já imaginou, você passeando pelas ruas de Bangkok e encontra algum dos seus atores favoritos?
Escrito por João Pedro Gomes








Compartilhe sua opinião!