MILLI

Milli (มิลลิ) é uma cantora e rapper tailandesa que começou sua carreira em 2019 e já coleciona vários singles, colaborações de sucesso e prêmios! Já tinha ouvido falar sobre ela ou de alguma música dela?

MILLI, nome artístico de Danupha Khanatheerakul (ดนุภา คณาธีรกุล) nasceu no dia 13 de Novembro de 2002 na capital Bangkok e tem conquistados fãs desde sua aparição no programa de TV “The Rapper 2” em 2019 aos 16 anos de idade, onde chegou até as semi-finais.

Fonte: WorkpointOfficial Youtube / Audição de MILLI para The Rapper 2

Mesmo sem ganhar o programa, ainda em 2019, MILLI participou de duas colaborações com o rapper F Hero nas músicas ‘ยับ BOTCASH Remix’ e  ‘Chang Mang’, e assinou com a gravadora YUPP! Entertainment, debutando oficialmente em Fevereiro de 2020 com o lançamento de seu single de estreia, ‘Phak Kon (พักก่อน)’, e no mesmo ano recebeu o prêmio de “Melhor Novo Artista Asiático (Tailândia)” no Mnet Asian Music Awards (MAMA).

O estilo musical de MILLI é caracterizado pela fusão de rap, trap e elementos da música tradicional tailandesa, e sua música é conhecida por abordar temas como relacionamentos, empoderamento feminino e críticas sociais, sempre com uma dose de humor e irreverência.

Desde seu debut, MILLI já lançou diversos outros singles de sucesso, como ‘Sudpang (สดุ้ง)’, ‘Not Yet’ e ’17 mins (17 นาที)’, e também já fez várias parcerias com rappers e cantores importantes do cenário musical, não só tailandês como internacionais.

Algumas das músicas colaborativas de MILLI são: ‘Mirror, Mirror’ com F Hero e Changbin (do grupo de K-Pop Stray Kids) em 2021, e ‘Mind Games’ com Jackson Wang (também do grupo de K-Pop GOT7) e ‘Rosetta’com PH-1 em 2023.

A música ‘Just Being Friendly’ em parceria com a banda Tilly Birds foi uma das músicas utilizadas em ‘My School President‘, série BL da GMMTV e que tem como protagonistas Gemini Norawit e Fourth Nattawat.

Fonte: GeneLab / (Just Being Friendly) – Tilly Birds Feat. MILLI Official MV

Em 2022, MILLI se tornou a primeira artista tailandesa solo a se apresentar no festival Coachella, um dos maiores eventos musicais do mundo. Essa conquista histórica marcou um passo importante para o reconhecimento internacional da música tailandesa e consolidou a posição de MILLI como uma das artistas mais promissoras da sua geração.

Uma curiosidade é que uma das músicas cantadas por MILLI no Coachella, a ‘Mango Sticky Rice (มะม่วงกวนข้าวเหนียว)’ viralizou nas redes sociais na época, pois a cantora comeu um pedaço da sobremesa que dá nome a música enquanto performava no palco, sendo até mesmo considerada como a responsável pelo aumento das vendas deste prato típico tailandês nos dias seguintes à sua apresentação, conforme reportado pelo Bangkok Post.

“A ideia da música surgiu durante uma de nossas reuniões online com o 88rising. Eles queriam que fizéssemos uma faixa que representasse a Tailândia, então optamos pelo arroz pegajoso de manga, que é minha sobremesa favorita. O arroz pegajoso também simboliza o vínculo entre mim e minha família porque sempre ficamos juntos”

MILLI, em entrevista para NME

E 2022 foi o ano da cantora e rapper, além da apresentação histórica no Coachella, ela também lançou seu primeiro álbum, com o nome de ‘Babb Bum Bum’, ganhou em três prêmios no TOTY Music Awards: “Produtor do Ano”, “Álbum do Ano” e “Melhor Artista do Ano” e também foi escolhida pela BBC como uma das 100 Mulheres Inspiradoras e Influenciadoras de todo o mundo.

Milli é uma cantora, rapper e compositora que usa seu trabalho para abordar muitas questões de debate acalorado na sociedade tailandesa, como os padrões de beleza irrealistas e consentimento para fazer sexo. Além de escrever canções em muitas línguas e dialetos locais e estrangeiros, a cantora também inclui o uso de gírias da comunidade transgênero tailandesa em suas músicas.

Descrição de MILLI na Lista das 100 mulheres da BBC para 2022

Mas não é só de sucessos que é feita a carreira de MILLI, mesmo com a pouca idade, a cantora já se envolveu em polêmicas, inclusive com o próprio governo tailandês.

Em 2021, a cantora foi processada em nome do Primeiro Ministro por postar informações que “ameaçavam a segurança nacional”, após criticar a fraca resposta do governo à pandemia de COVID-19, mas depois da repercussão negativa da situação que envolvia também outras celebridades, a cantora teve que pagar somente uma multa de 2 mil bahts.

Em Abril, MILLI lançou sua mais recente música ‘HEY, HEY‘, em colaboração com a cantora Hai Apaporn, e tanto a música quanto o MV reúnem os estilos de Trap e Luk Thung em uma mistura de estilos de ritmos antigos e novos.

MILLI é mais do que apenas uma rapper e cantora talentosa. Ela é um símbolo de empoderamento feminino e representa a voz de uma nova geração de jovens tailandeses que ousam desafiar as normas e expressar sua individualidade.

Se você ainda não conhecia a MILLI, já não perde tempo, e vá conferir as músicas dela no Spotify, e também não deixe de seguir as redes sociais dessa mulher super talentosa!

Instagram: @phuckitol e @milli.theofficial | X: @millimdk
TikTok: @milliyormlenlaew | Youtube: @milliofficial | Facebook: @milli.minus

Fontes: Work Point Today, Tpop Fandom, Lifted Asia

Compartilhe sua opinião!