Recentemente, a Lenda de Garuda e os Nagas foi bem comentada no universo bl por conta da série ‘The Sign’ produzida pela Idol Factory, onde adaptam a lenda para pavimentar e inspirar a relação de amor dos dois protagonistas.
Além do destaque para as cenas bem produzidas em computação e cenas de ação, o bl despertou a curiosidade de muitos espectadores sobre a história desses personagens lendários.
Então que tal aproveitamos para conhecer um pouco mais sobre Garuda e Naga?
Conhecendo A Lenda de Naga e Garuda
Segundo a mitologia hindu, Vinata (mãe de Garuda) e Kadru (mãe de Naga), que eram irmãs, sentiam muito ciúme e inveja uma da outra. Um dia elas fizeram um pedido a Kasyapa (descendente de Brahma, Deus Supremo Hindu), onde a mãe dos Nagas desejou ter mil filhos fortes e valorosos e a mãe de Garuda desejou ter apenas dois filhos que fossem ainda mais fortes que os mil filhos de sua irmã.
O desejo delas foi realizado e depois dos mil filhos de Kadru nascerem como mil serpentes, Vinata ficou impaciente e forçou seu ovo a chocar antes da hora. Com isso o filho que dali nasceu a amaldiçoou, que seu segundo filho só nasceria quinhentos anos depois.
Enquanto isso, as duas irmãs fizeram uma aposta entre elas para acertar de qual cor seria o cavalo divino que sairia do oceano. Quem fosse a perdedora seria escrava da outra por toda eternidade. A mãe dos Nagas ganhou a aposta submetendo a mãe do Garuda como sua escrava.

Depois de um tempo, não satisfeito com aquela situação, Garuda foi até os Nagas para descobrir um jeito de libertar sua mãe. Aproveitando da força bruta de Garuda, ordenaram a ele que os trouxesse uma água da imortalidade dos deuses.
E assim ele fez. Garuda enfrentou grandes e perigosos desafios criados pelos deuses, impressionando o Deus Vishnu (posteriormente tornando-se sua montaria) e também ganhou o respeito de Indra.
Após muita luta com os deuses, Garuda conseguiu levar a água e libertar a sua mãe. Os Nagas, no entanto, não conseguiram aproveitar do elixir da imortalidade, pois os deuses foram até eles e recuperaram a tempo.
A origem e variações da Lenda
A lenda contada acima tem origem na mitologia hindu, mas essa é uma história que varia de acordo com o local de origem. Muito difundida na Ásia, principalmente no sudeste asiático, também existe a lenda de Garuda originária na mitologia budista.
E também já apareceu em algumas histórias egípcias. Mas como dito, em cada local há uma interpretação ou uma representação iconográfica um pouco diferente.
Em algumas regiões Garuda é visto como um destruidor de serpentes, outros o comparam com uma fênix. Várias histórias são contadas sobre ele, e suas alterações físicas e nas narrativas variam de acordo com a cultura em que está inserido.
A origem de Naga também muda de acordo com a cultura, alguns o enxergam como um Deus, outros como um monstro marinho.
Mas de acordo com a lenda hindu originária, Garuda e Naga são descendentes dos deuses. E algo que geralmente não muda de história para história, é o fato de estarem sempre em lados opostos, como inimigos.
A aparência e o simbolismo
Dotado de grande força e tamanho, Garuda é comumente conhecido como homem-pássaro e pássaro de fogo. Semelhante a uma águia antropomorfizada, algumas vezes ele é representado com o corpo de ave e cabeça de homem e outras o contrário, corpo de homem, com braços e pernas e com asas e cabeça de ave.
A lenda diz que ele é tão imponente que consegue até mesmo cobrir o sol ao abrir suas asas. Além de brilhar tão intensamente como o próprio sol e o fogo, por isso geralmente é representado pela cor dourada. Em alguns casos, também aparece com mais braços e alguns adornos, como joias e pulseiras.


Já o Naga é uma serpente gigantesca, mas muitas vezes é representado como uma serpente humanoide, com uma calda de 2m e da cintura pra cima, e com mais de uma cabeça.
Como são seres opostos, Garuda representa o sol, o fogo e o dia, já Naga representa a lua, a água e a noite. Mesmo que ambos sejam divindades e tenham seus seguidores, em algumas culturas os veem como a representação da luta entre o bem e o mal.
Por isso, é natural vermos esse tipo de simbolismo em peças artísticas, ou numa licença poética utilizando esses personagens como base para uma história de amor onde os apaixonados sejam proibidos de ficar juntos (como em ‘The Sign’) ou de famílias rivais.
A influência na Tailândia e em outros países
Como vocês sabem, a Tailândia preza muito pela sua cultura e espiritualidade, então podemos ver a influência dessa lenda em vários lugares do país: o Garuda foi oficialmente adotado como emblema nacional em 1911, mas é utilizado como símbolo da família real durante séculos.
E também está presente em vários outros brasões de setores do governo, também inspirou na criação de muitas coleções de joias e ganhou até mesmo um museu para preservar e enaltecer sua história. Houve também algumas adaptações desses personagens mitológicos, tanto em filme e séries, como retratado em ‘The Sign‘.

Em Novembro de 2022, o governo tailandês declarou os Naga como o símbolo nacional da Tailândia, com o objetivo de promover a cultura e as tradições tailandesas e aumentar o capital cultural do país para impulsionar a economia criativa.
Na Indonésia, Garuda é o nome de uma importante companhia aérea, além de um estúdio de games. Até mesmo no ocidente, Garuda já se tornou personagem de vários games, como Street Fighter, por exemplo.
Mesmo com algumas variações ao longo do tempo e interpretações diferentes de acordo com a cultura, Garuda e Naga continuam imponentes e despertando o interesse do imaginário popular.
Afinal, a mitologia sempre inspira novas histórias e criações, não seria diferente com a Lenda de Naga Garuda. A cultura tailandesa é muito rica e aqui no site vocês podem ficar por dentro de todo esse universo.
Dessa vez, gostaram de descobrir um pouco mais sobre a Lenda de Naga Garuda?
Fontes de pesquisa: Portal dos Mitos, One31, Contos de Todos os Cantos, Seres Mitológicos, Segredos do Mundo, Aurora, MGR online e Segredos do Mundo








Compartilhe sua opinião!