Uma viagem no tempo através dos calendários tailandeses

Nos últimos dias temos acompanhado as comemorações do Songkran, que é o festival que marca o ano novo na Tailândia, e hoje é oficialmente o primeiro dia do ano de número 2567!!

Como assim, ano 2567? É isso mesmo, a contagem dos anos funciona de modo diferente na Tailândia, que considera o ano conforme a Era Budista, por isso está 543 anos a frente do calendário gregoriano (utilizado pela maioria dos países ocidentais).

Na verdade, mais de um calendário…

O sistema de datas tailandês pode ser um pouco confuso pois os dias e meses são baseados no calendário gregoriano mas os anos seguem o da Era Budista, além de terem dois calendários reconhecidos oficialmente pelo Governo Real Tailandês:

  • O Calendário Solar Tainlandês – baseado no calendário gregoriano e usado para fins oficiais e diários
  • O Calendário Lunar Tailandês (uma adaptação do calendário Budista) – usado para eventos tradicionais e práticas religiosas budistas

Repartições governamentais, escolas e outras instituições celebram feriados e comemorações com base no calendário lunissolar tailandês, e as certidões de nascimento tailandesas incluem as datas de nascimento conforme ambos os calendários.

Nos calendários tailandeses os números vermelhos marcam domingos e feriados, enquanto as imagens de Buda marcam os dias sagrados budistas, chamados de Wan Phra. Tábuas vermelhas com caracteres chineses brancos marcam as Luas Nova e Cheia do calendário chinês, e as datas do calendário lunar tailandês aparecem abaixo da data do calendário solar (os números em destaque).

Embora o calendário gregoriano seja mais comum para transações comerciais e atividades do dia a dia, o calendário budista ainda desempenha um papel importante na vida cultural e religiosa da Tailândia. Em muitos casos, ambos os calendários são usados lado a lado, com datas sendo expressas em ambos os sistemas, especialmente em documentos oficiais e eventos religiosos.

Calendário Solar Tailandês

Antes de 1889, era utilizado somente o calendário lunar como oficial, mas o rei Chulalongkorn (Rama V) introduziu o calendário gregoriano na Tailândia, porém considerando o ano da Era Budista e o primeiro dia do ano sendo em 1º de Abril, seguindo o Songkran (Ano Novo). E em 1941, foi alterado novamente e o primeiro dia do ano passou a ser em 1º de janeiro.

Os dias da semana e os meses seguem os mesmos do calendário gregoriano, mas o ano segue a Era Budista (543 anos a mais), então a data de 01 de Janeiro de 2024, na Tailândia é considerado como 01 de Janeiro de 2567.

Calendário Lunar Tailandês

O calendário lunar tailandês, é na verdade lunissolar, ou seja combina elementos dos calendários lunares e solares, usa a Era Budista Tailandesa como ponto de referência (não considera o ponto de partida como ano 0 e sim ano 1), sendo 543 anos à frente do calendário gregoriano, e é usado para eventos tradicionais e práticas religiosas budistas.

A semana também possui sete dias, mas começa no domingo e termina no sábado e a contagem do mês é feita de forma diferente, o mês é dividido em dois segmentos de 15 dias (o período da lua nova à lua cheia) e 14 dias (o período da lua cheia à lua nova), ou seja, os meses tem 29 e 30 dias.

O calendário lunar tem 12 meses, mas a cada dois ou três anos é adicionado um 13º mês, e com isso pode-se ter anos de 354, 355 ou 384 dias:

  • Os anos de 354 dias consistem em 12 meses “normais”
  • Os anos de 355 dias acrescentam um dia extra ao 7º mês, normalmente de 29 dias, e é chamado de “ano de dia extra”
  • Os anos de 384 dias repetem o 8º mês de 30 dias, e é chamado de “ano de mês extra”. Este mês extra é adicionado a cada dois ou três anos.

Na cultura tailandesa, o calendário lunar também é usado para determinaras datas mais favoráveis para eventos significativos, como casamentos, inaugurações de negócios e cerimônias religiosas, pois acredita-se que as fases e posições da lua exerçem uma influência na vida e eventos.

Foto: Reprodução Calendário Tailandês de Janeiro de 2024

Quem diria que por trás das festas e celebrações na Tailândia existe toda uma mistura de calendários e com vários detalhes a serem considerados?

Admito que no começo eu ficava super confusa quando apareciam datas nos bls, mas agora consigo entender um pouquinho melhor, e você, já conhecia sobre esses calendários?


Fontes: Go Travel Thailand, Ling, No Work All Travel

Escrito por Lorena Telles

Compartilhe sua opinião!