Songkran: o Festival da Água que marca o início do ano novo

Songkran é uma das celebrações mais famosas da Tailândia, mas sabiam que esse Festival da Água marca o início do ano novo no país?

A festividade inicia na primeira lua cheia do mês de Abril e acontece por 3 dias, porém recentemente o governo fixou as datas da comemoração entre os dias 13 e 15 de Abril.

É um momento em que as pessoas se reúnem com suas famílias e prestam homenagem aos idosos e ancestrais, oram pela prosperidade e lavam simbolicamente os infortúnios, por isso uma das tradições do Songkran é jogar água na família e amigos.

Mas o que é e como é celebrado o Songkran?

Songkran é a maior e mais importante celebração anual da Tailândia e dura por vários dias, sendo oficialmente feriado nacional entre os dias 13 e 15 de Abril.

Durante os dias de festividades, as ruas se transformam em arenas gigantes de guerra de água, com pessoas jogando água uns nos outros, com baldes e até arminhas de água, simbolizando a purificação e a renovação espiritual.

Como a contagem dos anos funciona de modo diferente na Tailândia, que segue o calendário lunisolar Budista Theravada, diferente da maioria dos países ocidentais que seguem o calendário gregoriano (de origem europeia), não só o o ano novo tailandês começa em abril, como eles também estão em um ano diferente de 2024, o Songkran celebra o começo do ano 2567 na Tailândia.

A palavra “Songkran” deriva do sânscrito e significa movimento e refere-se à transição para o ano novo de acordo com as crenças tailandesas e alguns outros países do Sudeste Asiático.

É um festival caracterizado por uma série de tradições e rituais que simbolizam a renovação e o rejuvenescimento, preparando as pessoas para o ano que está por vir.

Songkran começou no século 13 como uma celebração do Ano Novo Budista, com sendo uma tradição de borrifar levemente água nas mãos dos mais velhos e dos monges para significar a limpeza deles para o ano novo. Hoje, o ritual evoluiu para um enorme festival aquático onde milhares de pessoas jogam água umas nas outras.

O propósito do festival Songkran é abençoar outras pessoas através da água, pois simboliza a limpeza da má sorte e do infortúnio entre os tailandeses e também significa um novo começo.

Água, água e mais água

O primeiro dia é chamado de Maha Songkran e é marcado por uma tradicional limpeza das casas e locais publicos para eliminar qualquer azar que tenha sobrado do ano anterior, além de cerimônias de derramamento de água perfumada nas imagens sagradas de Buda, chamadas de Song Nam Phra, nos templos e de procissões por todo o país.

No segundo dia, chamado de Wan Nao, é o dia da família e quando as pessoas prestam homenagem aos mais velhos derramando água perfumada de jasmim sobre as mãos e pés em troca de bênçãos e guirlandas de flores, chamadas de Phuang Malai, num ritual que é chamado de Rod Nam Dam Hua

O terceiro e último dia de festas, chamado de Wan Thaloeng Sok, é o primeiro dia do novo ano e são realizadas oferendas aos monges e templos para trazer boa sorte para o ano que se inicia. E a celebração também marca o início da estação chuvosa e uma das épocas mais quentes do ano.

Durante os dias de festividades também são construídos pagodes de areia, pois conforme a crença toda vez que as pessoas visitam os templos, normalmente saem com um pouco de areia debaixo dos sapatos, então durante o Songkran é a hora de trazer areia de volta aos templos.

Em algumas regiões, é tradição misturar um pó branco conhecido como Din Sor Pong com água para formar uma pasta e espalhar no rosto como forma de desejar boa sorte. Este talco natural tem sido tradicionalmente usado para proteger contra o sol e é frequentemente espalhado em rostos e veículos durante o Songkran.

E além das famosas guerras de água, em muitas partes da Tailândia, o Songkran é celebrado com grande procissões, concursos de beleza, como o Miss Songkran, feiras de comida, corridas de barco, jogos culturais e fogos de artifício.

A crescente popularidade do Songkran

Com o crescimento e a exportação das produções da mídia tailandesa para o ocidente, em especial os Boys Love, o interesse no país e em sua cultura, se tornou ainda maior. 

Foto: Reprodução GMMTV / Episódio 4 da série Cherry Magic TH

Atualmente muitos turistas também visitam o país durante o período do festival e participam do Songkran, pois fora dos templos, esses elementos tradicionais se transformam em “lutas aquáticas”, com muita música e festas de rua. 

E o significado cultural de Songkran é tanto que em Dezembro de 2023 o festival foi premiado com o estatuto de “Património Cultural Imaterial da Humanidade” pela UNESCO.

Em Bangkok, capital do país, são realizadas festas agitadas pelas ruas e até mesmo os hotéis e shoppings participam com programações próprias de apresentações de danças tradicionais e música ao vivo durante o festival.

Um outro centro bastante frequentado durante esse período, é o Silom Road, com festas destinadas ao público LGBTQ+. E cada região e províncias também tem suas formas de celebração do Songkran, sendo as cidades em Chiang Mai e Phuket as mais procuradas tanto pelos tailandeses quanto pelos turistas.

Mas muito mais do que água

Como podemos ver, o Songkran é muito mais do que só uma festa de guerra de água, é um momento que as pessoas se reúnem para fazer méritos, celebrar, e honrar suas tradições, e também se divertirem muito, marcando o início de um novo ano.


Fontes: EuroNews, Fan Club Thailand, Feast Thailand, National Library Thailand, Siam Supreme, TAT News, Thai PBS World, Thailand Awaits, Unesco.

Escrito por Julliane Araújo

Compartilhe sua opinião!