A Rica História da Tailândia: Uma Jornada Através dos Séculos

A Tailândia é um país do Sudeste da Ásia que possui uma história rica e complexa, com tradições que moldaram sua identidade única ao longo dos séculos.

A região possui evidências de povoamento datadas de cerca de cinco mil anos atrás, e seus primeiros registros se referem ao período pré-histórico. No entanto, antes da unificação do território que hoje é conhecemos como o Reino da Tailândia, o país era dividido em diversas comunidades agrícolas, influenciadas por culturas de regiões vizinhas, como a indiana e a khmer.

O Primeiro Reino: Sukhothai

Sukhothai foi considerado como o primeiro reino independente da Tailândia, que também deu nome a capital do país durante o século XIII (1238-1438). O nome é traduzido de forma literal como “Aurora da felicidade“; por isso, esse período foi considerado como uma “era de ouro”. 

Foto: Reprodução Parque de Histórico de Sukhothai.

Neste momento da história, houve ainda um desenvolvimento significativo da educação do país, pois foi durante o governo do rei Ramkhamhaeng que o alfabeto tailandês foi criado. Esse contexto também foi marcado pela revolta contra Khmer, liderada pelo rei, que resultou na unificação cultural e política do povo tailandês.

As fronteiras do território foram expandidas significativamente, assim como muitas das tradições religiosas, principalmente budistas, e das tradições governamentais que foram estabelecidas na época – e que ainda são fundamentais para a sociedade atual da Tailândia.

Foto: Reprodução Parque de Histórico de Sukhothai.

Ayutthaya: Um Centro de Poder

A cidade histórica de Ayutthaya, fundada em 1350, tornou-se a segunda capital da Tailândia depois de Sukhothai, compreendendo os períodos entre os séculos XIV e XVIII, e contou com um total de 33 governantes durante este período.

Na história, foi chamada de Reino Ayutthaya, ao que foi se expandindo, vindo a se tornar uma das maiores áreas urbanas do mundo e um centro de diplomacia e comércio global. A região era estrategicamente localizada em uma Ilha, cercada por três rios que ligavam a cidade ao mar.


Wat Phra Mahathat, templo real do Reino de Ayutthaya. É um dos mais antigos e significativos da história de Ayutthaya, pois abrigava a relíquia sagrada do Buda.


A Tailândia consolidou-se, portanto, como uma potência líder no que hoje é considerado o Centro e o Centro-norte do país, bem como em grande parte da região Sul. Como muitos vizinhos de Ayutthaya chamavam a região de Siam, os povos tailandeses passaram a ser conhecidos também como siameses.

A cidade é famosa por seus registros históricos, sendo até hoje uma das maiores do mundo da sua época e um importante centro político, econômico e religioso. A região de Ayutthaya é atualmente administrada como um parque histórico, possuindo proteção legal.


O Templo de Wat Phra Si Sanphet foi um palácio residencial construido no início do Reinado e transformado em templo pelo Rei Ramathibodi I. É um local histórico importante e também considerado um importante centro espiritual.


Ayutthaya se tornou, ao longo do tempo, um empório comercial internacional, estabelecendo negócios com diversos países europeus, além de seus vizinhos e outros países asiáticos. Mas, ao final do século XVIII, a região foi invadida, saqueada e destruída pelos birmaneses, levando ao colapso do reino e a um período de fragmentação política.

A Dinastia Chakri e a Tailândia Moderna

A dinastia Chakri teve início com um general, que ascendeu ao trono com o nome de Rama I (1782-1809) e fundou a nova capital Bangkok, após a destruição de Ayutthaya.

Rama IV (1851-1868), depois de ter sido abade e estudioso da teologia budista e de línguas e culturas europeias, como soberano, deu início à uma forte abertura internacional, promovendo o conhecimento de culturas estrangeiras, a construção de infraestrutura e investimentos de outros países. Rama V (1868-1910), influenciado pelo modelo educacional inglês, incluiu uma revisão no sistema de educação e também reformas na administração e tributação. 

Foto: Reprodução Chulalongkorn University, nomeada em homenagem ao Rei.

O Rama VII possuiu o reinado mais curto da história da Dinastia Chakri, pois um golpe de estado em 1932 pôs fim à monarquia absolutista e transformou o governo em uma monarquia constitucional.

Seu sucessor, Rama VIII (1935-1946), teve seu reinado marcado pela ocupação japonesa da Tailândia e Rama IX, também chamado de “o Grande”, teve o reinado mais longo do que qualquer monarca tailandês, durando 70 anos e foi o responsável por facilitar a transição da Tailândia à democracia na década de 90. 

Esta é a atual Dinastia vigente na Tailândia, cujo chefe atual é Maha Vajiralongkorn, ou Rama X, coroado em 2019 três anos após a morte do pai.

Foto: Reprodução Cerimônia de coroação do Rama X em 2019.

A conturbada história recente

O século XX foi marcado por mudanças significativas: em 1932, uma revolução militar estabeleceu a monarquia constitucional, limitando o poder do rei. No ano seguinte, o nome do país foi mudado de Siam para Tailândia, com o estabelecimento de um governo democrático.

Desde 1932, o país já passou por diversos tipos de governos, como democracias e ditaduras, mas todos os governos sempre reconheceram o monarca hereditário da Dinastia Chakri como legítimo chefe de Estado.

E ao longo das últimas décadas, a Tailândia tem experimentado ciclos de protestos populares, golpes militares e eleições democráticas. Em 2014, um golpe militar derrubou o governo democraticamente eleito, resultando em um período de governo militar que durou até 2019, quando novas eleições foram realizadas.

Ainda assim, o país continua sob forte influência dos militares, o que resulta em divisões e tensões políticas. Em meados de 2020, uma onda de protestos liderados, em sua maioria, por estudantes, exigiam reformas no Governo Militar e na Monarquia.

Em 2023 houveram novas eleições para o parlamento e o grande vencedor foi Pita Limjaroenrat, que foi vetado pelo Senado de ser o próximo Primeiro Ministro da Tailândia, causando novas ondas de protesto no país. E após meses de incertezas, Srettha Thavisin foi escolhido pelo Senado em Agosto de 2023 para ser o 30º Primeiro Ministro Tailandês.


Desde os gloriosos reinos de Sukhothai e Ayutthaya até a dinastia Chakri e os turbulentos ciclos políticos dos séculos XX e XXI, a Tailândia é um país com uma rica história e cultura vibrante e particular, além de paisagens incríveis, que faz com que seja um destino turístico que merece ser explorado e admirado.


Escrito por Lorena Telles

Compartilhe sua opinião!