O 4MIX, grupo de pop tailandês composto por George, Folksong, MCKA e Ninja, lançou em Fevereiro, o projeto: 4 Shades of Love, onde cada membro faz um cover de alguma música que aborda a temática do amor.
Run Away, por George
O primeiro cover foi lançado em 05 de Fevereiro, e é apresentado por George. A música intitulada Run Away é originalmente apresentada pelo grupo de música alternativa HYBS. A letra, suavemente cantada por George, possui trechos como
“Eu estou tão cansado, eu não consigo pensar direito, acho que eu estou perdendo alguns neurônios”.
Tradução livre.
Essa música nos fala sobre o desprendimento, sobre amar a si próprio e fazer o que gosta, mesmo que isso desagrade alguns.
“Por que eu deveria perder meu tempo fazendo coisas que eu não quero? E eu quero que você saiba que eu não vou mudar por você”.
O clipe – que é sempre a minha parte favorita de uma obra musical – é calmo, com George sempre sozinho, ora dentro de um carro, ora em uma floresta, com momentos finais em que o artista corre livremente em uma rodovia.
A canção de George é um dos maiores símbolos de liberdade que alguém poderia retratar em um videoclipe. Ele entrega uma voz calma, com batidas sonoras simples, cores claras, luz do sol, vento no rosto e sorrisos.
No geral, Run Away incentiva o ouvinte a se colocar em primeiro lugar, dando prioridade a sua felicidade, clamando para que os fãs persigam seus desejos sem hesitação. George consegue retratar de maneira fiel e simples a ideia de fuga e da independência da canção original.
First Love, por Folksong
A segunda parte do projeto foi lançada no dia seguinte à Run Away, em 06 de Fevereiro, e é apresentada por Folksong, que canta a música รักแรก (First Love), de NONT TANONT. Diferentemente de George, que transita por diferentes espaços, Folksong mantém-se a todo momento no mesmo cenário: um terreno em declive, com uma vegetação rasteira e seca, que contrasta com uma montanha verde e o céu nublado ao fundo.
Essa ambientação insere Folksong em uma atmosfera melancólica e nostálgica, comum quando pensamos na primeira pessoa que amamos. As plantas secas que insistem em manter suas raízes mortas na terra são como aquele amor jovem, que floresceu, mas não gerou muitos frutos, e então murchou, deixando folhas secas no coração dos outrora apaixonados.
“O primeiro amor é difícil de esquecer. Será difícil esquecê-lo, não importa quanto tempo leve. Nunca haverá um dia que irá desaparecer”.
E continua, com uma letra que vai se intensificando:
“Quanto a mim, sinto sua falta continuamente, esperando que você esteja lá e seja mais feliz do que eu. Quero que você possa sorrir como antes, como quando estávamos apaixonados”.
Esse sentimento, mesmo expresso por palavras diferentes, se repete e passa um ar de gratidão ao que ele vivenciou, manifestando desejos de alegria para a pessoa que foi amada, e que esta possa seguir seu próprio caminho.
Folksong não trata o fim de um primeiro amor como uma desgraça, mas como uma felicidade por ter vivido algo que servirá como aprendizado. A mensagem final é de que o primeiro amor sempre é marcante, mas pode não ser eterno, tampouco o único relacionamento que alguém terá.
Out of Time, por MCKA
A terceira parte do projeto, lançada dia 07 de Fevereiro, é protagonizada por MCKA, e se chama Out of Time, originalmente cantada por The Weeknd. No videoclipe, MCKA aparece com o cabelo laranja penteado para trás e uma roupa xadrez. A combinação cria uma harmonia com uma árvore ao fundo, com folhas em tom de âmbar.
Sua música, cantada em tom de arrependimento, fala sobre as oportunidades amorosas perdidas. A letra retrata um indivíduo que, após sofrer diversos traumas, passa a refletir sobre seu passado com aqueles que ama e tratá-los com frieza. Após perder a todos, este indivíduo passa a agir de forma lamentosa:
“Nos últimos meses, tenho trabalhado em mim, baby. Há tanto trauma na minha vida. Eu tenho sido tão frio com aqueles que me amavam, baby, eu olho para trás agora e percebo”.
A letra é complementada com:
“Diga que eu te amo, garota, mas estou sem tempo. Diga que estou lá para você, mas estou sem tempo. Diga que vou cuidar de você, mas estou sem tempo.”
Este trecho revela que apesar dos sentimentos do interlocutor, a hora de agir já passou. A música é uma ode ao sentimento de “deixar ir”, aquele sentimento de relutância que surge quando não podemos fazer nada além de ver aqueles que amamos seguirem em frente com outras pessoas.
ยอื้, por Ninja
O quarto e último ato é realizado por Ninja: o cover lançado no dia 08 de Fevereiro é da música ยอื้ (podendo significar algo como Esperar ou Perseverar), do cantor Preecha Padphai. A música é a OST do filme The Undertake (สปเหร ั อ่ – Supparor), lançado em 2023 na Tailândia.
O filme de comédia e terror narra e reflete as tradições, folclore, cultura e crenças sobre temas como a vida após a morte, fantasmas e eventos sobrenaturais da província de Sisaket. A obra é de baixo orçamento, mas se tornou o primeiro filme tailandês em 8 anos a atingir lucro superior a 500 milhões de bahts.
Ninja aparece com uma roupa vermelha no meio de um lago: a cena transmite uma leveza sublime, mas a voz do artista e a letra da música causam um peso cada vez maior. Se Ninja parece flutuar, os sentimentos afundam de forma quase que completa, e o ouvinte é quase que completamente submerso em um poço de sentimentos confusos, mas também desconcertantes:
“O tempo passou. Lute pela vida e continue com esperança. Quando estou cansado ou desanimado, ainda tenho você”.
“Posso continuar aguentando? Não consigo parar os ponteiros do relógio. Olhe nos seus olhos e diga: ‘Estou longe, meu coração está partido”.
Considerações
Ao longo de 4 dias, fomos apresentados a várias faces de um sentimento. Primeiramente, o amor próprio, seguido pelo primeiro amor, pelo amor que se afastou e a perda de um amor levado pela morte. Cada peça possui sua própria estética e forma, onde as potencialidades de cada artista podem ser aproveitadas ao máximo.
Recomendo àqueles que se interessam por música e também pela cultura popular tailandesa para que assistam os MVs do 4MIX, disponíveis no canal do YouTube da 411Records, empresa responsável pelo grupo.
Já temos uma matéria que apresenta o grupo e sua história, falando também sobre o show deles que vai ocorrer no Brasil ainda em 2024, já conferiu?
Escrito por Arthur Joedson da Silva








Compartilhe sua opinião!