‘ManSuang’, mistério, cultura e tensão disponível na Netflix

‘ManSuang’ é um filme tailandês produzido pela Be On Cloud. Teve sua estreia nos cinemas da Tailândia em agosto de 2023 e bateu recorde de bilheteria no país. O longa foi adicionado ao catálogo da Netflix de vários países, incluindo o Brasil, no dia 29 do mês passado. 

A produção conta com um elenco de peso: os protagonistas Chatra e Khem são interpretados por Mile Phakphum e Apo Nattawin, respectivamente. A direção é de Chartchai Ketnust, com roteiro de Pond Kristsada e Ning Bhanbhassa. 

[Alerta de possíveis spoilers]

O filme narra a história de Khem (Apo Nattawin) e Wan (Bas Asavapart), dois jovens que acabam presenciando um assassinato; no entanto, ao permanecerem no local ao lado do corpo, eles são torturados e acusados como os principais suspeitos do crime. Na tentativa de provarem a sua inocência, eles assumem a missão de investigar o que acontece dentro do ‘Man Suang‘, o clube de entretenimento mais luxuoso e misterioso de Sião. 

Infiltrados no clube, os dois conhecem Chatra (Mile Phakphum), um músico de taphon (tambor tradicional de indígenas da Tailândia), que possui uma missão própria, na qual a dupla acaba se envolvendo ao decidir ajudá-lo. A relação dos três se desenvolve ao decorrer da trama, enquanto o segredo de Man Suang começa a ser revelado pouco a pouco

É válido ressaltar que o filme propõe-se a explorar aspectos históricos, políticos e culturais da Tailândia, por meio de ricos cenários, de sua ambientação, e de sua excelente produção em termos de figurinos e maquiagem. Tudo isso torna a obra visualmente atraente, o que somado a uma trilha sonora de qualidade e boa fotografia, garantem nota 10 ao aspecto técnico da produção

A atuação dos atores protagonistas Mile e Apo, internacionalmente conhecidos por seus papéis no drama BL ‘KinnPorsche’, tem sido elogiada pelas críticas, e é perceptível que houve uma evolução da técnica de atuação deles em relação ao trabalho anterior. 

Conforme esperado desde a divulgação do teaser, a performance do personagem Khem como dançarino no ‘Man Suang’ é primorosa, tornando-se um destaque dentro da narrativa, que possui várias sub-tramas e reviravoltas, especialmente no que diz respeito ao passado dos protagonistas e sua relação com a investigação que move o enredo principal. 

É importante mencionar que o longa possui cenas que podem gerar desconforto para alguns, bem como desencadear alguns gatilhos no que tange ao abuso e à violência explícita. 

Embora ‘ManSuang’ narre uma história fictícia, é possível notar a verossimilhança com eventos reais do período na Tailândia, incluindo normas sociais da época. Isto torna a trama um trabalho bem estruturado e um ótimo meio para aqueles que desejam conhecer um pouco mais do país, principalmente no que diz respeito à cultura e política. 

A produção possui um bom equilíbrio em comédia, mistério e drama, com um final em aberto que deixa um pouco a desejar, gerando expectativas para uma sequência. 

Apesar de não possuir elementos Boys Love, há uma evidente tensão sexual entre os personagens principais vividos pelos atores Mile (Chatra) e Apo (Khem), proporcionando momentos calorosos para os fãs da dupla.

É esperado que na série BL spin-off do filme, anunciada pela Be On Cloud recentemente, intitulada como ‘Shine’, seja melhor explorada a relação entre os dois.

‘ManSuang’ é um sucesso e pode ser considerado um filme capaz de abrir portas para que mais produções tailandesas venham a integrar um dos streamings mais populares da atualidade. 


Escrito por Julliane Araújo

Compartilhe sua opinião!