O Line Up da GMMTV, evento onde são anunciados as futuras produções da empresa, aconteceu na última terça-feira (17). Os fãs ficaram muito animados com o lançamento de 16 produções com seus atores e atrizes favoritos, e isso só na primeira parte do evento, já que foi confirmado que o Line Up deste ano foi dividido em duas partes.
Mas para além da animação pelo número de produções, há algo que chamou a atenção de todos: de 16 projetos, 9 deles, ou seja, mais da metade, são BLs. Isso é, além de um recorde de produções do gênero anunciadas pela empresa, um feito inédito.
O anúncio é um marco na história dos BLs tailandeses, e é prudente avaliar que muito provavelmente também é um momento divisor de águas para a GMMTV.

Ao analisarmos as produções audiovisuais da empresa na última década, percebe-se que os BLs começaram a aparecer de modo tímido, entre 2015 e 2016, com ‘Sotus’ sendo considerado o clássico primeiro BL da GMMTV, marcando toda uma geração, além dos casais BL secundários que logo roubaram a cena e adquiriram suas próprias séries como protagonistas, como Tay e New em ‘Kiss The Series’ e Off e Gun em ‘Puppy Honey’.

Como ‘Sotus’ fez mais sucesso do que o esperado (para uma série focada em personagens LGBTQ+) e os casais secundários homoafetivos também se destacaram (às vezes mais do que os próprios protagonistas heterossexuais), não demorou para surgirem mais produções. ‘Sotus’ ganhou uma continuação (‘Sotus S’), e logo foram surgindo outros BLs, como ‘Water Boyy’, ”Cause You’re My Boy’ e ‘Our Skyy’.
Em 2019, a empresa continuou a investir no gênero, levando em conta que o sucesso não se mantinha apenas na Tailândia, mas em vários outros países também, como China, Malásia, Filipinas, Vietnã, Indonésia, entre outros.
Chegaram ‘Theory of Love’, ‘Dark Blue Kiss’ e ‘3 Will be Free’ (não sendo exatamente um BL, mas trazendo vários personagens LGBTQ+ e uma das primeiras personagens transgênero, que levantou pautas muito importantes).
2020 foi um ano marcante para a empresa, pois foi a estreia de ‘2gether’, uma das produções de maior sucesso da GMMTV, para além do gênero BL, ultrapassando o sucesso de diversos lakorn.
‘2gether’ alcançou milhões e milhões de visualizações no YouTube, conquistou uma fã base internacional gigantesca, que se expandiu para muito além da Ásia, alcançando diversos países do mundo todo, principalmente da Europa e da América. ‘2gether’ foi um fenômeno de marketing, vendendo muitos produtos, e também um sucesso musical, com trilha sonora cantada pelos próprios atores.
Em 2021, então, surgiram duas outras estrelas da casa: ‘Bad Buddy‘ e ‘A Tale of a 1000 Stars‘. Com a coleção de prêmios que foram surgindo pelas produções, aclamadas pela crítica e pelo público, além do estrondoso sucesso em números e engajamento, a GMMTV começou a perceber que os BLs vieram para ficar, principalmente quando as empresas concorrentes também estavam todas investindo no gênero, e para além disso, o sucesso das séries tailandesas chamou a atenção de outros países: Coreia do Sul e Japão, por exemplo, que não eram conhecidas pelas séries BL, apenas pelos doramas, começaram a investir bastante nisso, e hoje, temos dezenas de BLs japoneses e coreanos sendo lançados anualmente, algo impensável há não muitos anos atrás.
Pode-se dizer que a Tailândia foi pioneira na produção de BLs enquanto uma indústria própria, com características: clichês de roteiro, padrões narrativos, estética própria, formação de fanbase, venda de merchandise, criação de shows, fanmeeting, e o mais característico, os ships. Mas além disso, a Tailândia foi uma trendsetter, influenciando países asiáticos a investir na produção, uma vez que o lucro era certo.
Em 2022 e em 2023, tivemos a continuidade desse investimento, com cada vez mais produções, umas menos sucedidas, e outras uma explosão de sucesso, garantindo o engajamento da GMMTV no topo, como é o caso de ‘Not Me‘, ‘My School President‘, ‘A Boss and a Babe’, ‘Only Friends‘ e ‘The Eclipse’. Mas até então, nunca foram anunciadas mais séries BL que lakorn para um ano.

O anúncio do Line Up 2024 revela que a GMMTV reconhece que os BLs se tornaram seu carro-chefe, com fãs no mundo todo, e que a cultura dos ships, dos shows e dos fanmeetings é muito lucrativa, valendo a pena mantê-la. De certa forma, a empresa está se reinventando, tomando novos rumos. Resta saber se ela saberá administrar bem essa nova fase, e tratar com respeito não só os fãs, mas todos os atores que fazem a indústria do BL se movimentar.
Escrito por Marcos Felipe Martins








Compartilhe sua opinião!